Nesta quarta-feira (25), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou uma perspectiva positiva para a produção de soja, com expectativa acima de 150 milhões de toneladas.
Desejando um recorde de exportação, a instituição acredita que as safras de 2023 terão um maior desempenho comparadas às atuais, já que os agricultores enfrentaram e ainda sofrem com as consequências do clima, principalmente no Sul e Mato Grosso do Sul.
Além da soja, grãos como feijão, milho, além do algodão, também fazem parte da expectativa positiva para chegar aos 308 milhões de toneladas na produção de grãos.
SOJA: Conab prever recorde em safras
Para a soja, a Conab traçou um novo recorde com 150,36 milhões de toneladas para a próxima temporada, e o crescimento de 3,54% para o setor do grão.
Com a melhora do mercado e a expectativa por um bom desempenho na produtividade, a soja pode proporcionar exportações de 92 milhões de toneladas, com um aumento expressivo de 22,2% quando comparado à safra de 2021 e 2022.
Apesar da previsão do tempo para setembro ser preocupante para parte do Sul e Centro-Oeste, as expectativas para as safras de 2022 e 2023 são de grande produção.