CRISE

AZEITE: tá caro? Preço de azeite pode subir pela crise, entenda

Grave seca na Europa pode afetar preço do azeite nos mercados.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 30/08/2022 às 12:28 | Atualizado em 30/08/2022 às 12:31
Notícia
Reprodução.
Entenda o possível aumento do preço do azeite. - FOTO: Reprodução.

A Espanha é um dos maiores países quando o assunto é azeite, principalmente no mercado internacional, onde a commodity é tão procurada. Contudo, o azeite usado na cozinha, que já mostrava altas nos preços, pode enfrentar um novo aumento

Com a presença de queimadas, ondas de calor e a guerra que se instaura no território europeu, o cenário atingirá todos, até mesmo no momento de finalizar a compra. 

Por que azeite está tão caro? Crise na Espanha pode piorar preço do azeite

O azeite já é considerado uma "commodity de alto valor" no mercado, contudo, a crise climática que a Espanha enfrenta deixa os agricultores preocupados. 

De acordo com a BBC News, o rendimento do azeite espanhol reduziu para cerca de um terço e as possibilidades de chuvas para a região não mostram boas perspectivas para o plantio. 

O clima pouco favorável é resultado de uma seca não enfrentada há pelo menos 500 anos no território, resultando em um cenário de 47% da Europa em condições de alerta e grave condições de baixa umidade, como apontado pelo Observatório Europeu da Seca (EDO). 

Reprodução.
Seca na "Provincia Del Olivo" da Espanha. - Reprodução.

Esse cenário causa uma problemática na plantação de azeite e também é um aviso claro de crise no setor alimentício europeu, que atinge todo o globo. 

"Os consumidores já estão pagando um terço mais do que no ano passado, mas a seca vai aumentar o valor ainda mais", afirmou Juan Gadeo, chefe da fábrica da Interóleo em Jaén, de acordo com a BBC News.

"Com a crise, talvez tenhamos que demitir alguns trabalhadores. Há um sentimento de depressão e incerteza. Mais um ano como este seria uma catástrofe completa". 

.

Comentários