DINHEIRO

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUXÍLIO BRASIL: Pagamento LIBERADO HOJE (01/09)? Saiba como solicitar empréstimo e veja EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL SETEMBRO

Milhões de brasileiros têm direito a efetuar o empréstimo consignado Auxílio Brasil

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 31/08/2022 às 22:35 | Atualizado em 01/09/2022 às 11:18
Notícia
Marcos Santos/USP Imagens
PIS 2021 é pago nesta QUARTA-FEIRA (28)? Veja o CALENDÁRIO PIS 2021 e a TABELA DO PIS 2023 - FOTO: Marcos Santos/USP Imagens

empréstimo consignado Auxílio Brasil estará liberado aos beneficiários neste mês de setembro, foi o que disse Ronaldo Bento, ministro da Cidadania em coletiva de imprensa.

Logo no início de agosto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei para permitir esse tipo de crédito. Um decreto regulamentando as concessões foi publicado há duas semanas, porém alguns trâmites impedem de fazer o crédito.

QUANDO O EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL ESTARÁ LIBERADO?

Apesar de estar sancionado, alguns critérios ainda precisam ser definidos no Ministério da Cidadania, dentre eles as normas complementares para que as instituições financeiras possam iniciar as operações de crédito.

De acordo com o ministério, as normas estão previstas para serem publicadas até o início do próximo mês. Desta forma, o empréstimo pode ser liberado aos beneficiários do Auxílio Brasil ainda em setembro.

"A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até o início do mês que vem seja tudo regulamentado", disse Bento em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

BANCOS REJEITAM O EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL

Grandes bancos privados disseram que não irão ofertar a linha de crédito. Dentre eles, Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e BMG. De acordo com o ministro, isso não significa desinteresse do mercado em oferecer crédito vinculado ao Auxílio Brasil.

"Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo Ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população", comentou o ministro, sem citar nomes.

QUEM TEM DIREITO AO EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL

Qualquer pessoa que recebe o Auxílio Brasil pode solicitar o empréstimo aos bancos que oferecem a modalidade.

Segundo o governo, mais de 20 milhões de famílias receberão o pagamento ao final de agosto. Pessoas cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão liberadas para efetuar o empréstimo consignado.

Agência Brasil
Empréstimo Auxílio Brasil vai ser liberado quando? Confira - Agência Brasil

PERIGOS DO EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL?

Entidades e especialistas criticam a oferta de crédito consignado através do Auxílio Brasil. Eles dizem que a medida é perigosa, afinal os recursos do benefício são normalmente utilizados para gastos básicos de sobrevivência.

Com o empréstimo, no entanto, o cidadão pode ter até 40% do valor recebido descontado.

EXISTE VALOR MÁXIMO PARA O EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL?

A lei aprovada pelos deputados e senadores, e sancionada pelo presidente da República, define que o pagamento das parcelas ao banco não pode utilizar mais do que 40% do valor recebido, de R$400.

Sendo assim, não existe valor máximo, desde que a parcela não supere R$ 160 por mês para pagar a dívida.

Quando vai ser liberado o empréstimo do Auxílio Brasil?

Comentários