Morte da Rainha Elizabeth 2ª

Inglaterra pode ter menino de 9 anos como Rei, após morte da rainha Elizabeth 2ª; entenda sucessão e quem vai substituir

Após morte da Rainha Elizabeth 2ª, príncipe George, de apenas 9 anos, pode se tornar rei e ter de liderar toda Grã-Bretanha; entenda

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 09/09/2022 às 7:21 | Atualizado em 10/09/2022 às 9:26
Notícia
Foto: RICHARD POHLE / POOL / AFP
Na escola, ele será conhecido como George Cambridge, o ducado de seus pais - FOTO: Foto: RICHARD POHLE / POOL / AFP

Enquanto choram a morte da rainha Elizabeth II, os britânicos começam a se preparar para uma outra Era em suas vidas, com a chegada de um novo monarca. Neste momento, um aspecto chama atenção: em breve, os ingleses podem ser reinados por uma criança, mais especificamente, um menino de 9 anos de idade. 

Pela regra da Coroa Britânica, se um rei (ou rainha) morrer ou abdicar, assume o filho mais velho desse monarca que deixou o cargo. Com a morte de Elizabeth II, oficialmente, quem assume o trono é o então príncipe Charles, de 73 anos, que já está sendo chamado de rei Charles III. Mas tudo pode mudar. 

>>> LEIA: Veja como será o funeral da Rainha Elizabeth II, clicando aqui.

A atual ordem de sucessão é a seguinte: se Charles deixar o trono, assume o filho mais velho dele, William, de 40 anos. Imediatamente depois, o próximo na linha de sucessão é o pequeno George, de 9 anos, filho de William e Kate Middleton. 

LEON NEAL / POOL / AFP
Camilla, Charles e Elizabeth II - LEON NEAL / POOL / AFP

George, de 9 anos, pode ser rei?

Sim. Se o avô, rei Charles III, ou o pai, príncipe William, morrerem ou abdicarem, George, de 9 anos, será alçado ao cargo de rei. 

Apesar disso, é importante saber que a família real britânica toma uma série de cuidados para evitar a morte dos reis e seus sucessores. Os familiares não podem, por exemplo, viajar de avião juntos em um mesmo voo, para evitar que um eventual acidente aéreo mate mais de um membro da monarquia. 

@kensingtonroyal via Instagram
Husnain Rashid, de 32 anos, usou uma conversa no Telegram para pedir a seus interlocutores que atentassem contra o príncipe - @kensingtonroyal via Instagram

É possível imaginar também que os familiares têm grandes equipes de médicos, com grande estrutura de assistência em saúde. 

Outro ponto bastante interessante a observar é o fato de que os sucessos do monarca são preparados, desde muito pequenos, a entenderem seus direitos constitucionais. 

.

Elizabeth 2ª, por exemplo, jamais abdicou de suas funções. Pelo contrário, jurou que serviria à Grã-Bretanha ao longo da vida inteira - e cumpriu a promessa, tornando-se uma das monarcas mais populares da história. 

Linha de sucessão, após morte da rainha Elizabeth II

  1. Rei Charles (primeiro filho da rainha Elizabeth II)
  2. Príncipe William (primeiro filho de Charles)
  3. Príncipe George (primeiro filho de William)
  4. Princesa Charlotte (segunda filha de William)
  5. Príncipe Louis (terceiro filho de William)
  6. Príncipe Harry (segundo filho de Charles)
  7. Príncipe Archie (primeiro filho de Harry)
  8. Princesa Lilibet Diana (segunda filha de Harry)
  9. Príncipe Andrew (segundo filho de Elizabeth II)
  10. Princesa Beatrice (primeira filha de Andrew)

Comentários