PISO ENFERMAGEM

PARALISAÇÃO NACIONAL DO SETOR DE ENFERMAGEM: Vai acontecer? Quando? Profissionais devem entrar em GREVE por 24 horas

Em Recife, paralisação deve acontecer no bairro do Derby.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 18/09/2022 às 19:19
Notícia
Foto: Sidney Lucena
Proteste contra suspensão do piso salarial da enfermagem - FOTO: Foto: Sidney Lucena

Com informações da Folha de São PauloAgência Brasil e Estado de Minas

Uma paralisação das atividades dos profissionais de ENFERMAGEM está para acontecer na próxima quarta-feira (21). A informação é do Estado de Minas. A greve deve durar 24 horas.

VEJA: Quando o novo PISO DE ENFERMAGEM entra em vigor? Saiba mais

Ainda segundo o rendimento, a data foi aprovada na última segunda-feira (12/9) durante reunião do Fórum Nacional da Enfermagem (FNE). 

“Os profissionais que não conseguirem fazer a paralisação durante todo o dia, que realizem, ao menos, em períodos do dia. (...) Os profissionais vão promover vigílias constantes e montar acampamentos permanentes em local a ser definido pelas entidades sindicais regionais. É importante ressaltar que os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos, de modo a não causar qualquer tipo de falta de assistência aos pacientes”, informa trecho da nota da FNE.

GREVE ENFERMEIROS EM PERNAMBUCO

Fontes asseguraram à reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação que, no Recife, a concentração da greve acontecerá no bairro do Derby, área central da cidade.

A categoria pretende seguir na Avenida Agamenon Magalhães e quer "fechar a rua". "Só vai trabalhar a rede privada. Emergência com 50% e Enfermarias com 30%", informou uma fonte. 

O PISO DE ENFERMAGEM FOI SUSPENSO PELO STF?

O STF (Supremo Tribunal Federal) votou para manter a SUSPENSÃO do PISO NACIONAL DE ENFERMAGEM, asssim como foi decidido pelo ministro Luis Roberto Barroso.

O voto do também ministro Gilmar Mendes definiu a suspensão na última quinta-feira (15).

O ministro Luis Roberto Barroso determinou a suspensão da lei que estabeleceu uma remuneração mínima para enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem "até que seja esclarecido" o impacto financeiro da medida para cidades, estados e unidades de saúde.

Quem votou para suspender o piso salarial:

  • Luís Roberto Barroso
  • Ricardo Lewandowski
  • Alexandre de Moraes
  • Dias Toffoli
  • Cármen Lúcia
  • Gilmar Mendes

Quem votou a favor do piso salarial:

  • André Mendonça
  • Kassio Nunes Marques
  • Edson Fachin

Os ministros Luis Fux e Rosa Weber ainda não votaram. O julgamento encerra nesta sexta-feira (16).

MOTIVO DA SUSPENSÃO DO PISO DE ENFERMAGEM

Na semana passada, Barroso afirmou que a decisão foi tomada porque é preciso uma fonte de recursos para viabilizar o pagamento do piso salarial. O ministro disse que é favor do piso salarial da enfermagem, mas aceitou a suspensão diante do risco de descumprimento imediato da lei.

Segundo o ministro, hospitais particulares estavam realizando demissões por antecipação. Além disso, obras sociais, santas casas e prefeituras relataram que não têm recursos para fazer o pagamento do piso.

Freepik
Piso salarial da enfermagem comça quando? Confira - FOTO:Freepik