calendário eleitoral

FERIADO DO SERVIDOR PÚBLICO: governador do estado cancela feriado para aumentar comparecimento ao segundo turno? Confira

Feriado dos servidores foi adiado para 14 de novembro

JAMILDO MELO Lorena Lins
JAMILDO MELO
Lorena Lins
Publicado em 14/10/2022 às 16:45
Hélia Scheppa/SEI
Paulo Câmara, na votação neste domingo - FOTO: Hélia Scheppa/SEI

De acordo com o Blog de Jamildo, o feriado do servidor público estadual, que estava previsto para ocorrer no dia 28 de outubro, foi adiado para 14 por portaria do Secretário da Casa Civil de Pernambuco, José Neto (PSB). 

A medida pode desestimular os servidores estaduais de viajarem no segundo turno da eleição, justificando a ausência de voto.

Analistas nacionais apontam que a abstenção, em tese, pode favorecer um dos candidatos à Presidência.

Os suplementares da campanha de Jair Bolsonaro (PL) pretendem intensificar a campanha para diminuir a abstenção de eleitores.

 Os feriados dos dias 28 de outubro (dia dos Servidor Público) e 2 de novembro (Finados) viraram preocupações para o segundo turno das eleições.

Nas redes sociais, as deputadas Bia Kicis e Carla Zambelli, aliadas de Bolsonaro, publicaram um vídeo pedindo para os eleitores esquecerem os feriados.

“Nós precisamos que você esqueça essa história de feriado”, disse Kicis.

No Ceará, a mesma coisa, mas em data diferente. Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público terá seu feriado antecipado para o dia 24 do mesmo mês.

Com o decreto assinado pela governadora Izolda Cela, nesta sexta-feira (14), os servidores do Governo do Ceará terão a folga antecipada em quatro dias.