ELEIÇÕES 2022

ELEITORES DEVEM FAZER O E-TÍTULO ATÉ SABADO: Veja como usar o e-título para votar no segundo turno do próximo domingo (30)

O aplicativo é um grande aliado do eleitor nessas eleições

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 28/10/2022 às 11:54
MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL
E-TÍTULO Raio-x do eleitorado foi realizado pela Neoway, empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial - FOTO: MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL

O segundo turno das eleições de 2022 acontece próximo domingo (30), no dia os eleitores decidirão o próximo presidente e alguns governadores em seus respectivos estados. O e-título pode ser um grande aliado dos eleitores neste segundo pleito. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconselha os usuários a atualizarem ou baixarem o aplicativo antes do dia 30 de outubro. 

COMO USAR O E-TÍTULO NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES 2022?

O aplicativo do TSE pode ser baixado gratuitamente, tanto em aparelhos tanto Android, quanto em IOS.

Ao baixar o aplicativo. abra-o e siga os seguintes passos:

"Próximo" > "Começar no e-Título" > Aceite os termos de uso.

 Para emitir o título digital, o eleitor deve seguir os seguintes critérios:

  • Preencha o nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso, além de nome da mãe e do pai, caso conste no RG, e clique em "Entrar no e-Título".
  • Logo depois, responda a três perguntas pedidas pelo App para confirmar sua identidade.
  • Crie uma senha
  • O aplicativo pode mostrar uma tela para ativar o desbloqueio do aplicativo com o leitor de impressão digital do celular, porém fica a critério do eleitor.
  • Os dados do título de eleitor ficarão disponíveis na aba "e-Título".

POSSO VOTAR APENAS COM O E-TÍTULO NO SEGUNDO TURNO?

Caso a biometria esteja cadastrada no TSE e o eleitor estar em dia com a Justiça Eleitoral, ele poderá levar apenas o aparelho contendo o aplicativo e-título para votar. Se a foto do eleitor não aparece na aba principal do aplicativo, significa que ele não poderá usar o celular para ter o acesso a urna eletrônica.

Com isso, o TSE exige a apresentação de um documento com foto, podendo ser carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, ou até mesmo, o próprio e-título (desde que esteja com a biometria cadastrada). 

Cpntudo, o aplicativo possui inúmeros recursos e pode auxiliar o eleitor de diversas formas, como a aba "onde votar", na qual é mostrada o local de votação, além de traçar rotas para o eleitor chegar rapidamente ao local. 

ELEIÇÕES 2022: Veja o que pode ou não pode nas eleições:

 

 

MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL
O título de eleitor está disponível para os sistemas Android e iOS - FOTO:MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL