
Dia 5 de novembro é marcado pelo Dia D de Vacinação Antirrábica, ou seja, vacinação contra raiva um importante momento para a imunização contra a raiva animal, que protege pets e tutores da zoonose.
A Raiva, ou também chamada de Rábia, é uma doença que passa dos animais para o homem e vice-versa, que se transmite por um vírus letal que atinge o sistema nervoso, sendo quase 100% fatal na maioria dos casos.
Contudo, a prevenção e vacinação dos animais é uma opção eficaz contra o vírus da raiva. Logo, confira as principais informações sobre a vacina e locais para garantir a proteção dos pets.
Nesta matéria, você saberá:
- O que é a vacina contra raiva?
- Qual a importância da vacina contra a raiva?
- Quando tomar a vacina contra raiva?
- Para que serve a vacina antirrábica em humanos?
- Locais de vacinação contra a raiva em animais
O que é a vacina antirrábica?
A vacina antirrábica é uma imunização aplicada em animais para combater a raiva e evitar a transmissão de animal para animal ou homem.
Qual a importância da vacina contra a raiva?
Essa vacinação é de extrema importância, principalmente para animais que vivem em locais como sítios e fazendas, que os deixam vulneráveis à animais silvestres, potenciais transmissores da raiva.
Quando se deve tomar vacina contra raiva?
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos, que são os principais animais nas casas dos humanos.
Os cães devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com as recomendações dadas pelo médico veterinário responsável.
Já os gatos, a vacina deve ser ministrada após uma semana da terceira dose da vacina quíntupla.
Ambos os animais devem tomar a vacina antirrábica anualmente.
Em casos de vacina antirrábica em humanos, é recomendado tomar antes ou após a exposição com um animal infectado.
Para que serve a vacina antirrábica em humanos?
Além da vacina antirrábica para animais, há também em humanos, que é oferecida para prevenir a raiva em crianças e adultos, que pode ser aplicada antes e após a exposição ao vírus.
A vacina antirrábica em humanos age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus da raiva, dessa forma, para os que vivem em contato frequente com animais, a imunidade estará presente no organismo.
Mas, é necessário ter o acompanhamento médico para uma administração correta da vacinação.
Vacina contra raiva em animais: veja os postos de vacinação no Recife
Neste sábado, a prefeitura de Recife e Olinda oferecem diversos pontos de imunização contra a raiva animal no Dia D da Vacinação Antirrábica.
Esse é o momento ideal para aproveitar a vacinação de forma gratuita e proteger os animais contra o vírus da raiva. De acordo com as prefeituras de Olinda e Recife, a vacinação estará disponível de 8h às 17h.




