POUPANÇA

LULA vai confiscar a poupança para PAGAR o AUXÍLIO BRASIL? Entenda o caso

A imagem que se espalhou nas redes sociais é um print onde o petista supostamente publica um texto no Twitter dizendo que no ano que vem vai bloquear os valores.

Lorena Lins
Lorena Lins
Publicado em 14/11/2022 às 20:00
Notícia
RICARDO STUCKERT
ALERTA Presidentes dos países do continente enfrentam, agora, baixa popularidade e mau desempenho da economia. Lula também começará sob contexto desfavorável - FOTO: RICARDO STUCKERT

Após a vitória do presidente eleito Lula (PT) no segundo turno, se espalhou pela internet que o petista vai bloquear as poupanças dos brasileiros para conseguir pagar o Auxílio Brasil.

FAKE NEWS?

A imagem que se espalhou nas redes sociais é um print onde o petista supostamente publica um texto no Twitter dizendo que no ano que vem vai bloquear os valores.

"Companheiros e companheiras. Nós vamos manter o Auxílio Brasil, mas para isso precisamos de sua contribuição. Meus amigos, durante apenas 6 meses de 2023 precisaremos bloquear as poupanças dos brasileiros. São apenas 6 meses. Confiem nesse metalúrgico aqui".

A publicação foi demitida pela agência de checagens de Fake News, Aos fatos, que informou a única vez que o petista publicou algo relacionado a poupança foi no ano de 2018.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula viaja para o Egito - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A CONSTITUIÇÃO PERMITE?

A partir do ano de 2001, há uma Emenda Constitucional a qual proíbe a mudança de medidas provisórias, previsto no artigo 62.

"É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: II - que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro."

LULA vai confiscar POUPANCA em 2023? Veja se e verdade

Comentários