Black Friday

BLACK FRIDAY: 10 dicas ESSENCIAIS para não cair em GOLPE na Black Friday

Saiba como evitar cair em golpes com as promoções da Black Friday

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 21/11/2022 às 10:36 | Atualizado em 21/11/2022 às 10:47
Notícia
PIXABAY
Saiba como evitar cair em golpes com as promoções da Black Friday - FOTO: PIXABAY

A Black Friday tá chegando aí! Esse é um momento que as lojas oferecem promoções imperdíveis e que movimentam milhares de compras.

No entanto, é também um momento que muitas pessoas se aproveitam para aplicar golpes de diversas formas, seja vendendo um produto que não existe ou publicando um link para ter acesso a informações privadas.

QUANDO É A BLACK FRIDAY?

Em 2022, a Black Friday será no dia 25 de novembro. A data é comemorada sempre na última sexta-feira de novembro.

Mesmo que já tenha uma data oficial, uma tendência que tem se observado nos últimos anos é a Black Friday antecipada, ou Esquenta Black Friday.

Assim, já pode ter acesso a descontos e promoções nos dias e semanas anteriores à data oficial do evento.

COMO NÃO CAIR EM GOLPES NA BLACK FRIDAY

Como foi dito, a Black Friday também pode ser um momento de muitas ações maliciosas. Cabe ao consumidor ficar atento aos sinais de golpe e se prevenir.

Links estranhos e anúncios

Sabe aqueles anúncios que aparecem em sites e em redes sociais? Muitos deles podem ser falsos. A recomendação é não realizar uma compra a partir de uma propaganda, principalmente se não lhe levar para um site seguro.

Sites inseguros

Falando em sites seguros, essa é a próxima dica: fique atento ao endereço dos sites. Muitas vezes golpistas criam endereços de sites falsos que se assemelham aos grandes portais de compra, como Amazon ou Americanas, mas com um símbolo ou uma letra diferente.

Formas de pagamento

Golpistas sempre vão preferir formas de pagamento à vista, por boleto ou por PIX. Evite essas formas de pagamento, mas, se for utilizá-las, fique atento se o PIX ou boleto corresponde ao nome da empresa e ao valor correto.

Cartão virtual

Sempre dê preferência para pagamentos com cartão de crédito, pois oferecem mais recursos para cancelar compras se algo dá errado. Muitos bancos também oferecem a opção de criar um cartão virtual, exclusivo para compras na Internet, que pode ser facilmente bloqueado se seus dados forem vazados.

Perfis falsos

Outra forma muito comum de aplicar golpe é criar perfis falsos nas redes sociais. Os golpistas podem comprar seguidores para parecer ter mais credibilidade. Assim, eles vendem os produtos, mas não os entregam. Olhe sempre os comentários das postagens, selos de autenticação e engajamento nas postagens.

Aplicativos e plataformas

Aplicativos de lojas on-line são mais seguros do que realizar compras por sites, justamente pelo perigo de cair em endereços inseguros e incorretos. É muito mais fácil criar um site falso, do que um aplicativo falso. 

Preços muito baixos

Sempre desconfie de preços muito baixos. Viu um smartphone ou uma televisão com modelo recente por um preço imperdível? Não se empolgue. Analise o site com calma e perceba os sinais de fraude ou golpe. Não é um bom sinal caso peçam o valor à vista e queiram finalizar a compra rapidamente.

Tire print

Tire print das telas, desde o preço promocional até o passo-a-passo da compra, para comprovar o preço e o produto. Pode acontecer de um site divulgar uma promoção, mas, quando o consumidor vai realizar a compra, acaba sendo descontado o valor inteiro.

Peça opiniões

Está realizando uma compra, mas está com dúvida se pode ser golpe ou fraude? Mande fotos e as informações para quem já tem experiência com compras on-line. Outras pessoas podem perceber sinais de fraude mais facilmente.

Atenção aos padrões

Pedir senhas e informações pessoais, instigar a finalizar a compra rapidamente, aceitar somente boleto ou PIX à vista, não apresentar experiência e comentários de outros clientes ou até mesmo ofertar um preço muito baixo são padrões de golpe e fraude.

Comentários