
Um mês e meio após o segundo turno para presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como presidente eleito do Brasil na tarde desta segunda-feira (12). Veja o que isso significa:
SIGNIFICADO DA DIPLOMAÇÃO DO PRESIDENTE
A cerimônia de diplomação do presidente da República trata-se de uma formalidade que confirma o resultado das urnas. Além do presidente, o vice-presidente eleito, neste caso, Geraldo Alckmin (PSB), também é diplomado.
Por lei, a diplomação acontece cerca de um mês depois do fim da eleição, prazo usado para eventuais contestações do resultado das urnas - caso hajam provas para isso.
Apesar da reclamação de alguns eleitores que apoiam Bolsonaro, não há nenhuma prova que indique que a eleição de Lula foi fraudada.
No Brasil, vale ressaltar, o sistema eleitoral é auditado e a segurança é atestada por diversas instituições nacionais e internacionais.
A diplomação também habilita o presidente eleito, no caso, Lula, a ser empossado. A posse de Lula está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023. Jair Bolsonaro seguirá na Presidência até o dia 31 de dezembro.
Como acontece a diplomação de Lula
A diplomação do presidente eleito seguirá esse cronograma:
- Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, abre a sessão;
- Hino nacional é executado;
- Presidente e vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) recebem diplomas;
- Presidente diplomado discursa;
- Presidente do TSE discursa.
Governadores também são diplomados
Além do presidente, governadores dos estados também são diplomados. A diferença é que, no caso dos governadores, a diplomação é feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de cada estado (em datas definidas por cada tribunal local).
DIPLOMAÇÃO DE LULA AO VIVO
A diplomação de Lula começa a partir das 14h, na sede do TSE, em Brasília. De acordo com o tribunal, cerca de mil pessoas foram convidadas para a diplomação de Lula.
Políticos, aliados de Lula e familiares estarão presentes. Não há confirmação sobre se Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas pelo petista, participará da cerimônia.
Além de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) também será diplomado como vice-presidente do Brasil.