POSSE DE LULA

QUANDO É A POSSE DE LULA? Veja quando será e HORÁRIO da POSSE de LULA 2023

Saiba tudo sobre o horário e programação da posse de Lula

Jefferson Albuquerque
Jefferson Albuquerque
Publicado em 26/12/2022 às 10:21 | Atualizado em 28/12/2022 às 9:22
Notícia
RICARDO STUCKERT
Alckmin e Lula tomarão posse em 1º de janeiro de 2023: confira o horário da posse de Lula 2023 e o roteiro previsto da cerimônia de posse. - FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, já têm todo o roteiro programado para a posse, marcada para o dia 1º de janeiro de 2023.

Veja o horário da posse de Lula 2023 e o roteiro de acordo com o que foi divulgado pelo Senado, no último dia 15 de dezembro.

Leia também:

  • Quando é a posse de Lula?
  • Horário da posse de Lula 2023;
  • Posse de Lula cancelada?
  • Roteiro da posse de Lula.

QUANDO É A POSSE DE LULA?

Lula tomará posse no domingo (1º) de janeiro de 2023, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em um primeiro momento, o evento começará dentro do Congresso Nacional.

É a última vez que a posse de um presidente da República acontece no primeiro dia do ano, a partir de 2027, a posse acontecerá no dia 5 de janeiro.

POSSE DE LULA CANCELADA?

Possíveis rumores de cancelamento da posse de Lula rondam a web, devido as recentes tentativas de ataques em Brasília, mas a posse de Lula não será cancelada.

O que está sendo estudado pela equipe de segurança é que Lula desfile em carro blindado e haja outros reforços, saiba mais aqui.

HORÁRIO DA POSSE DE LULA 2023

Pelo que está previsto na solenidade, o horário da posse de Lula começa a partir das 13h45, dentro do Congresso Nacional.

Após a cerimônia no Congresso, está programado a saída de Lula e Alckmin rumo ao Palácio do Planalto, às 16h20.

De acordo com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a solenidade no Planalto deve acontecer durante o pôr do Sol, a partir das 17h. Janja é a responsável pela organização do evento e da festa.

Ela também afirma que a outra parte da solenidade prevista para ocorrer no Itamaraty deverá ser iniciada às 18h30.

A festa que vai ocorrer no gramado da Esplanada dos Ministérios, deve contar com vários artistas, como: 

  • Fernanda Abreu, Leoni, Margareth Menezes, Otto, Maria Rita, Gaby Amarantos, Odair José, Martinho da Vila, Chico César e Pablo Vittar.

Os espectadores poderão acompanhar o tradicional desfile em carro aberto, em que Lula vai percorrer a pista em frente aos ministérios.

Também haverá telões que vão transmitir todo o rito protocolar da posse, dentro do Congresso e a transmissão da faixa presidencial.

Quantos MINISTÉRIOS terá o GOVERNO LULA? NÚMERO SURPREENDE!

POSSE DE LULA HORÁRIO

Veja agora todo o roteiro e horários previstos para a posse de Lula 2023:

  • 13h45 às 14h30 - Chegada dos Chefes de Estado e de Governo, no Anexo 1 do Senado Federal;
  • 13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados, no Salão Branco;
  • 14h20 às 14h30 - Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília;
  • 14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;
  • 14h40 - Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
  • 15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; Execução do Hino Nacional; Compromisso Constitucional; Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; Pronunciamento do Presidente da República; Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e Encerramento da Sessão Solene.
  • 15h50 - Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
  • 16h - Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
  • 16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.
  • 16h20 - Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.

Comentários