POLÍTICA

RETROSPECTIVA 2022: O resumo da POLÍTICA de Pernambuco e do Brasil

Ano foi marcado por eleições gerais, escândalos com gastos públicos e muitas acusações na campanha eleitoral

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/12/2022 às 12:25
Notícia
Reprodução/Presidência da República/Ricardo Stuckert
Lula e Bolsonaro concorreram à presidência em 2022 - FOTO: Reprodução/Presidência da República/Ricardo Stuckert

Na política, o ano de 2022 foi recheado. Teve de tudo: eleições, transição, escândalos, mudanças de partido e acusações.

Na parte financeira, um balanço publicado em janeiro indicava um montante gasto de R$ 379 com despesas de pessoal na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Mesmo mês em que um relatório apontava o recifense como maior pagador de impostos das capitais do nordeste.

Em fevereiro, as apostas já corriam soltas pela definição dos nomes dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Miguel Coelho (UB) deu a largada ao sair da prefeitura de Petrolina.

No mês seguinte, foi a vez do então prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL) deixar o cargo, seguido da chefe do executivo de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB).

Também em março, Marília Arraes pulou fora do barco do PT buscando águas mais favoráveis no Solidariedade. Mudança que não a impediu de seguir apoiando a pré-candidatura de Lula.

Maio marcou o início de diversas notícias envolvendo o pagamento de cachês de artistas.

No fim do mês, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCPE) suspendeu shows que custariam mais de R$ 1 mi na prefeitura de Bom Conselho. O pacote incluía até show do cantor João Gomes.

Confira a Retrospectiva Política de 2022:

Mas a trilha sonora do meio do ano não poderia ser outra: o burburinho das conversas entre aliados e opositores mirando as convenções partidárias.

Resultado que desembocou em agosto, quando o ouvinte da Rádio Jornal teve a oportunidade de conhecer de perto as propostas dos candidatos ao senado e ao governo de Pernambuco.

E além das sabatinas, atualizações constantes dos levantamentos dos institutos de pesquisas mais análises de especialistas seguiram por todo mês de setembro.

No quadro corrida eleitoral, o cientista político Antônio Lavareda destrinchou os números do agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER

No dia 20 de outubro, as candidatas ao governo de Pernambuco que passaram para o segundo turno das eleições, Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) expressaram suas propostas no debate promovido pela Rádio Jornal.

Depois de uma disputa acirrada, veio a fala emocionada da governadora eleita, Raquel Lyra, no dia 30 de outubro. Vitória em um momento de luto pela perda do marido, Fernando Lucena, vítima de um mal súbito no dia do primeiro turno das eleições.

Em novembro, já com a definição de Lula assumindo novamente a presidência da república em 2023, a formação da equipe de transição com nomes pernambucanos ganhou as manchetes dos noticiários. Dentre eles, o do ex-senador Cristovam Buarque, que recebeu a notícia que iria ajudar na recondução do país durante o Debate da Rádio Jornal.

Para 2023, seja na esfera Federal ou Estadual, os desafios permanecem nas mais diversas áreas: saúde, economia, segurança, cultura, mobilidade.

E os políticos que assumem precisam fazer valer o voto depositado pelos cidadãos nas urnas.

Comentários