No início do ano de 2022, o mundo começava a respirar mais tranquilo com a melhora dos indicadores da covid-19, a partir da ampla vacinação. Ainda falando em saúde, pela primeira vez na história, o coração de um animal foi transplantado em um humano. O americano David Bennett, de 57 anos, recebeu o coração de um porco pela equipe médica da universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
No segundo mês de 2022, um acontecimento que marcaria todo ano e a história mundial: a invasão militar da ucrânia pela rússia.
Ouça o que foi notícia no mundo na RETROSPECTIVA 2022, na reportagem de Natalia Ribeiro e Elis Martins.
Na política, novos rumos na América do Sul, com as eleições no Chile. Mudanças também na Europa, com eleição de Emanuel Macron, na França e a saída do primeiro ministro do Reino Unido Boris Jonhson do cargo, depois de um escândalo.
Mudanças no mundo da tecnologia
O ano de 2022 também trazia surpresas para a tecnologia: o bilionário Elon Musk anuncia a compra do twitter por 44 bilhões de dólares.
Mudanças climáticas no mundo
Em mais um ano, mudanças climáticas e a influência do homem no ecosistema deixam suas marcas. Na Europa, ondas de calor matam milhares de pessoas no começo de junho.
Perda da política mundial
Em agosto, o mundo se despediu do ex-presidente russo Mikhail Gorbatchov, que venceu o Nobel da Paz e foi secretário-geral do partido comunista da união soviética. Mikhail Gorbatchov morreu aos 91 anos.
O mundo se despede da Rainha Elizabeth II
Após 70 anos de reinado, Elizabeth II morreu em seu castelo escocês de Balmoral. O funeral da rainha, realizado dias depois, em 19 de setembro, tornou-se o evento televisivo mais assistido de todos os tempos: mais de quatro bilhões de pessoas acompanharam à cerimônia ao redor do mundo. A certidão de óbito de Elizabeth II, que faleceu em 8 de setembro aos 96 anos, foi divulgada pelos Arquivos Nacionais da Escócia. A causa da morte: “velhice”.
O mundo se volta ao Catar
Em 20 de novembro de 2022, olhos e ouvidos atentos ao Catar: começa a Copa do Mundo Fifa de 2022 e consagrou a Argentina, tricampeã do mundo.
Comentários