
Mesmo com a aprovação do Congresso e a sanção da presidência, o novo piso salarial da enfermagem ainda não foi implementado a categoria.
Com a medida parada a quartro meses, entidades ligadas a classe enfermeira se mobilizam em prol da implementação do piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: ENTIDADE ESTUDA PARALISAÇÃO DOS ENFERMEIROS
O Fórum Nacional da Enfermagem se reuniu na última quarta-feira (04) para debater uma possível paralisação dos profissioanis da enfermagem. A manifestação se dá devido a situação do piso salarial enfermagem, que ainda não entrou em vigor.
Segundo a Folha de S. Paulo, a representante da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, informou que a ideia é que o movimento tenha participação de profisisonais de todo o País, logo, uma paralisação nacional.
Uma outra paralisação da categopria aconteceu ems etembro de 2022, em prol da aprovação do Supremo Tribunal Federal.
A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) ainda destacou que apesar de não criar nvoas fontes de recuros, houve uma realocação do montante já existente, utilizado para financiar o piso da categoria.
MINISTRA DE LULA GARANTE COMPROMISSO DO NOVO GOVERNO COM O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Durante a cerimonia de posse, Nísia Trindade, nova ministra da saúde, declarou que os profissionais da enfermagem devem ser valorizados. A nova chefe da pasta também associou o pagamento do piso salarial dos profisisonais da enfermagem com a qualidade dos serviços do SUS.
.
Valorizar as trabalhadoras que se dedicam ao cuidado [...] exige um esforço de governo no sentido de viabilizarmos essas condições
A ministra também disse que implementação do piso salarial da enfermagem poderia ser feita, sem afetar negativamente os serviços públicos de saúde.
.
É possível garantir a sustentabilidade do Sus e o trabalho digno em saúde. Essa será uma premissa do nosso trabalho.
Comentários