
Um grupo político que não respeita as instituições brasileiras, invadiu as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e Congresso Nacional, na tarde deste domingo (8).
Os manifestantes bolsonaristas causaram desordem e depredação do patrimônio público.
Em busca do reestabelecimento da ordem pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no Distrito Federal.
"Houve incompetência e má-fé das pessoas que cuidam da segurança do Distrito Federal", afirmou Lula, sobre a estrutura da Polícia Militar que não impediu o avanço dos bolsonaristas.
"É preciso que essas pessoas sejam punidas de forma exemplar. Isso nunca tinha acontecido. Nem no auge da chamada Luta Armada, na década de 70", completou.
Houve flagras de policiais militares conversando com os invasores. Outro ponto que justifica a intervenção federal é a conivência do governo do DF com os manifestantes.
PRONUNCIAMENTO DE LULA: INTERVENÇÃO FEDERAL
REFORÇO POLICIAL ENVIADO À BRASÍLIA
Três estados vizinhos de Brasília irão enviar tropas da polícia, nesta segunda-feira (9) à Capital Federal, o maior número irá de Goiás.
A solicitação partiu do ministro da Justiça, Flávio Dino, que também autorizou o uso da Força Nacional para o local das manifestações.
.

PRISÕES EM FLAGRANTE DE MANIFESTANTES
Segundo a apuração da TV Globo, com informações da Polícia Legislativa do Senado, 30 pessoas foram presas em flagrantes.
.

O QUE SIGNIFICA INTERVENÇÃO FEDERAL?
Esse tipo de intervenção é constitucional, sendo utilizada para evitar situações de conflito armado, ou seja, uma guerra.
O governo pode autorizar uma intervenção para repelir os invasores com auxílio das Forças Armadas.
Comentários