Papel

Quem é FLÁVIO DINO? Veja qual é o papel do MINISTRO DA JUSTIÇA

Dino, junto com o MJSP, atua na defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 08/01/2023 às 21:28 | Atualizado em 08/01/2023 às 23:27
Notícia
Valter Campanato/Agência Brasil
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública - FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

Desde o início de dezembro de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que o ex-governador e senador eleito pelo Maranhão Flávio Dino (PSB) seria o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil.

Dino é um advogado, político, professor e ex-magistrado brasileiro. Formado em direito em 1991 pela UFMA, ele concluiu o mestrado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2001.

Política

Em 2014, Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão no primeiro turno, com 63,52% dos votos válidos. Foi reeleito governador em 2018, também no primeiro turno, com 59,29% dos votos válidos.

Em outubro de 2022, foi eleito senador. Já em dezembro de 2022, foi anunciado como Ministro da Justiça no governo Lula, sendo empossado em 1º de janeiro de 2023.

Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP

Dino, junto com o MJSP, atua na defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais; na coordenação do Sistema Único de Segurança Pública; e na defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

O ministério também combate o tráfico de drogas e crimes conexos, inclusive por meio da recuperação de ativos que financiem essas atividades criminosas ou dela resultem, bem como na prevenção e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Invasão em Brasília

No tarde deste domingo (8), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que as forças de segurança estão agindo contra atos de bolsonaristas em Brasília e que o governo do Distrito Federal prometeu reforços, em manifestação no Twitter.

Flávio Dino, ministro da Justiça

"Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer", garantiu Dino, que disse que está no Ministério da Justiça neste momento.

Entenda o que foi a INVASÃO NO CONGRESSO em BRASÍLIA por manifestantes pró-BOLSONARO

Comentários