POLÍTICA

GOVERNADOR IBANEIS ROCHA será AFASTADO? Saiba o futuro do GOVERNADOR DO DF e últimas notícias da INVASÃO em BRASÍLIA

GOVERNADOR DO DF será AFASTADO do cargo após INVASÃO em BRASÍLIA? Confira

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 09/01/2023 às 6:43 | Atualizado em 09/01/2023 às 7:19
Notícia
Valter Campanato/Agência Brasil
Ibaneis Rocha afastado? Entenda o afastamento do governador do DF - FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

No último domingo (8), imagens de terror denunciaram uma invasão em Brasília por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF (Supremo Tribunal Federal) foram alvos da invasão bolsonarista.

Por conta disso, muitas pessoas estão buscando informações sobre o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha.

Vale ressaltar que após o episódio de ataque, o governador do DF exonerou o secretário de Segurança do Distrito Federal (DF), Anderson Torres, ministro da Justiça de Jair Bolsonaro.

INVASÃO: INVASÃO CONGRESSO

Por volta das 15h, bolsonaristas ainda inconformados com a vitória do presidente Lula (PT) nas Eleições 2022, comandaram uma invasão às sedes do três poderes.

As forças de segurança do DF não contiveram os bolsonaristas, que invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o prédio do STF.

INTERVENÇÃO FEDERAL

Desta maneira, no fim da tarde de ontem (8), Lula decretou intervenção federal no DF, que será avaliada pelo Congresso Nacional em um prazo de 24 horas.

Esse processo, previsto no artigo 34 da Constituição Federal, consiste em nomear um interventor com plenos poderes para comandar as forças de segurança - subordinado ao presidente da República.

O nome escolhido foi Ricardo Capelli, secretário executivo do Ministério da Justiça.

GOVERNADOR IBANEIS ROCHA

Por conta do escândalo, o governador do DF, Ibaneis Rocha, pediu desculpas ao presidente Lula:

.

"Quero me dirigir primeiramente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir desculpas pelo que aconteceu hoje na nossa cidade. À presidente do Supremo Tribunal Federal, ao meu querido amigo Arthur Lira e ao meu querido amigo Rodrigo Pacheco. Todos sabem da minha origem democrática. Todos sabem do meu trabalho junto à Ordem dos Advogados na defesa da democracia do nosso País"
, disse Ibaneis

Ibaneis chegou a nomear os invasores bolsonaristas de "terroristas" e finalizou com a seguinte mensagem:

"Conversamos várias vezes hoje. Não acreditávamos em momento algum que tomaria essa proporção que tomou. São verdadeiros vândalos, verdadeiros terroristas, que terão de mim todo o efetivo combate para que sejam punidos."

GOVERNADOR DF: AFASTAMENTO DO GOVERNADOR DO DF

Na madrugada desta segunda (9), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu organizar o afastamento do governador do DF por 90 dias. 

Moraes acredita que o governo do DF foi conivente com os bolsonaristas que invadiram e depredaram sedes dos três poderes.

.

Os desprezíveis ataques terroristas à democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuam na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos",
afirmou o ministro.

Comentários