
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem empréstimo consignado devem ficar atentos as novas mudanças no teto do INSS.
O reajuste dos pagamentos pode significar uma nova chance para os trabalhadores que desejam pegar novos empréstimos em 2023, desde que mantenham o limite do valor da renda que pode ser comprometido com o empréstimo.
Confira nesta matéria:
- O QUE É O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?
- ENTENDA COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
- COMO CONSULTAR O MEU EMPRÉSTIMO?
- O QUE FAZER SE CAIR NO GOLPE DO CONSIGNADO?
- CALENDÁRIO INSS 2023
A margem do crédito consignado é de 45% sobre os valores, sendo 35% no consignado, 5% para despesas e saques no cartão de crédito consignado e 5% para gastos no cartão de benefício.
Para os funcionários do setor privado com carteira assinada, a margem é de 40%, sendo 35% para o empréstimo e 5% para as despesas com cartão de crédito consignado.
O QUE É O EMPRÉSTIMO CONSINADO?
No consignado, a parcela é descontada diretamente da previdência, todos os meses. Podem adquirir um empréstimo consignado:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Trabalhadores de carteira assinada;
- Servidores públicos.
Para os trabalhadores e servidores públicos as parcelas são descontadas dos salários.
ENTENDA COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
O valor máximo do empréstimo depende da renda mensal de cada beneficiário. Por ter uma segurança de pagamento das parcelas em dia, é um dos serviços mais procurados, principalmente entre pensionistas e aposentados.
No cartão de crédito consignado, o valor da fatura pode ser descontado, total ou parcialmente, automaticamente na folha de pagamento, limitado ao valor da margem consignável.
Os bancos precisam respeitar o limite da taxa do teto de juros do crédito consignado, que é de 2,14% mensalmente no crédito consignado e 3,06% nas operações com cartão de crédito consignado.
COMO CONSULTAR O MEU EMPRÉSTIMO?
Para saber os valores e as margens do consignado, acesse o "Extrato de Empréstimo Consignado", disponível no Meu INSS.
Na primeira página aparecerá os extratos de consignações e os valores consignáveis. Caso não possua empréstimo, a margem aparece na tela inicial do extrato de consignados.
Por conta da grande procura, muitas instituições financeiras podem violar as regras e gerar uma dívida para os segurados. Para evitar cair no golpe do empréstimo consignado, seguem algumas dicas:
- Não contratar empréstimos pelo telefone;
- O INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp;
- Não informe o número do seu cartão do INSS para ninguém;
- Não faça pagamentos adiantados para obter o empréstimo;
- Caso queira fazer a transferência do contrato para outro banco, leia atentamente as informações sobre portabilidade de crédito.
- Solicite o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado incomuns, através do site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central 135, de segunda à sábado das 7h às 22h.
O QUE FAZER SE CAIR NO GOLPE DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?
- Entre em contato com a instituição financeira envolvida;
- Registrar sua reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br);
- Abra um boletim de ocorrência na delegacia da sua cidade.
CALENDÁRIO INSS 2023
Para quem recebe até um salário mínimo, o pagamento de janeiro será feito já na folha de pagamento deste mês, nos dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro.
Aos que recebem acima de R$1.302, receberão seus pagamentos a partir de 1º de fevereiro, de acordo com o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Comentários