Pacheco foi reeleito presidente do Senado com 49 votos, contra 32 de Marinho - FOTO: Pedro França/Agência Senado
A votação no Senado foi realizada na última quarta-feira (1) para definir o presidente do Senado pelos próximos dois anos.
O clima foi de tensão com uma disputa acirrada entre dois candidatos: Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Rogério Marinho (PL-RN).
VOTAÇÃO SENADO: VOTAÇÃO DO SENADO
Para ser computada, a votação no Senadoprecisou formar um quórum de 41 senadores.
A posse dos 27 Senadores foi realizada às 15h no plenário do Senado Federal ontem (1), e a votação no Senado foi iniciada às 16h30.
RESULTADO VOTAÇÃO SENADO: PRESIDENTE SENADO
A votação do Senado, realizada em cédulas de papel, foi comandada pelo atual vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Exigiu-se a presença da maioria absoluta dos 41 parlamentares - mesmo número necessário para a escolha do presidente.
RESULTADO DA ELEIÇÃO DO SENADO FEDERAL: QUEM GANHOU A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO SENADO 2023?
Quem ganhou a votação no Senadofoi o atual presidente, Rodrigo Pacheco.
Pacheco venceu a disputa com 49 votos, contra 32 votos de Rogério Marinho.
A composição do restante da Mesa, a qual inclui também o primeiro e segundo-vice-presidentes, e primeiro, segundo, terceiro e quarto-secretários com seus suplentes.
A escolha será feita em uma nova reunião preparatória, prevista para acontecer nesta quinta-feira (2), às 10h.
Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do Senado com 49 votos dos 81 possíveis - Sergio Lima / AFP
PRESIDENTE DO SENADO VOTAÇÃO: RESULTADO ELEIÇÕES PRESIDENTE SENADO
De acordo com o UOL, Pacheco deve apoiar projetos de interesse do Executivo, como a reforma tributária.
Somado a isso, o presidente do Senado deve barrar possíveis pedidos de CPI que podem partir da oposição, reforçada por ex-ministros de Bolsonaro, como Damares Alves (Republicanos-DF).
O presidente reeleito deve também dar espaço na Mesa Diretora a partidos que integram o ministério do petista, como MDB, PSD e União Brasil.
Sobre Jornalista em formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Apaixonada pela comunicação, sou reportér júnior da TV Jornal, onde escrevo sobre casos policiais, benefícios sociais e outros serviços para a população.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Comentários