Saúde

VENDA DE POMADAS MODELADORAS DE CABELO É PROIBIDA NO BRASIL A PARTIR DE HOJE; Decisão da Anvisa ocorre após casos de cegueira temporária

POMADAS MODELADORAS DE CABELO: "Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado", diz decisão da Anvisa

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/02/2023 às 10:25 | Atualizado em 10/02/2023 às 10:45
Notícia
PROCON-PE/DIVULGAÇÃO
Pomadas modelados não podem ser comercializadas a partir de hoje - FOTO: PROCON-PE/DIVULGAÇÃO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que nenhuma pomada modeladora de cabelo pode ser comercializada no Brasil a partir desta sexta-feira (10).

A decisão foi tomada após relatos de casos de cegueira temporária em mulheres que usaram esse tipo de pomada nas últimas semanas. Não há data para que o comércio volte a ser liberado.

De acordo com a Anvisa, nenhuma marca ou empresa está autorizada a comercializar as pomadas modeladoras, muito usadas em penteados para o período carnavalesco.

Na decisão, a Anvisa diz que as "Vigilâncias Sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para que esses produtos não circulem". Assim, as lojas especializadas em produtos de cabelo devem parar de vendê-las imediatamente ou podem sofrer sanções. 

No último domingo (5 de fevereiro), pelo menos 100 mulheres deram entrada em emergências do Recife relatando dor e irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade para enxergar, após o uso das pomadas modeladoras.

Produto não deve ser comercializado e nem usado, mesmo que comprado anteriormente

A orientação da Anvisa é que as pessoas não usem esses produtos, mesmo que já tenham comprado os frascos anteriormente.

"Todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza", diz a decisão da Anvisa.

"Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento", acrescenta a Anvisa.

ORIENTAÇÕES DA ANVISA

A seguir, veja as orientações da Anvisa sobre o caso:

O que devo fazer?

Consumidor

  • Não use ou adquira esses produtos.
  • Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
  • Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
  • Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
  • Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Profissionais, salões e comércio em geral

  • Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
  • O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
  • Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
  • Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Comentários