Saúde

POMADAS MODELADOS DE CABELO são PROIBIDAS e não podem ser vendidas no COMÉRCIO a partir de hoje, decide a ANVISA

Pomadas modeladoras de cabelo em contato com os olhos causa irritação e até cegueira temporária; Só no Recife, pelo menos 100 mulheres foram parar em hospitais no último domingo (5)

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/02/2023 às 10:55
ARQUIVO PESSOAL
Olhos de uma mulher que teve olhos inflamados pelo contato com pomada para cabelo - FOTO: ARQUIVO PESSOAL

A partir desta sexta-feira (10), nenhuma loja pode vender pomadas modeladoras de cabelo - não importa a marca do produto. Não há data para que o comércio volte a ser liberado.

A decisão foi tomada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após relatos de casos de cegueira temporária em mulheres que usaram esse tipo de pomada nas últimas semanas. 

Nenhuma marca ou empresa está autorizada a comercializar as pomadas modeladoras, pela decisão da Anvisa.

Essas pomadas são muito usadas em penteados, como tranças, para o período carnavalesco.

No último domingo (5 de fevereiro), pelo menos 100 mulheres deram entrada em emergências do Recife relatando dor e irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade para enxergar, após o uso das pomadas modeladoras.

Na decisão, a Anvisa diz que as "Vigilâncias Sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para que esses produtos não circulem". Assim, as lojas especializadas em produtos de cabelo devem parar de vendê-las imediatamente ou podem sofrer sanções.

Produto não deve ser comercializado e nem usado, mesmo que comprado anteriormente

A orientação da Anvisa é que as pessoas não usem esses produtos, mesmo que já tenham comprado os frascos anteriormente.

"Todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza", diz a decisão da Anvisa.

"Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento", acrescenta a Anvisa.

ORIENTAÇÕES DA ANVISA

A seguir, veja as orientações da Anvisa sobre o caso:

O que devo fazer?

Consumidor

  • Não use ou adquira esses produtos.
  • Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
  • Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
  • Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
  • Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Profissionais, salões e comércio em geral

  • Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
  • O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
  • Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
  • Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
PROCON-PE/DIVULGAÇÃO
Anvisa proíbe comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de uma série de produtos para cabelos, como a Pomada Modeladora Master Fix Cristal Ser Mulher, recolhida pelo Procon-PE - FOTO:PROCON-PE/DIVULGAÇÃO