LUTO

AMAZONINO MENDES: Morre ex-governador do AM aos 83 anos, em São Paulo

Amazonino Mendes estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/02/2023 às 12:04 | Atualizado em 12/02/2023 às 12:46
Notícia
DIVULGAÇÃO
Prefeito - Manaus - Amazonino Mendes (Podemos) - FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, faleceu neste domingo (12), aos 83 anos, em São Paulo (SP).

De acordo com informações do G1, Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês, SP, desde o dia 25 de dezembro. O quadro de saúde dele veio se agravando ao longo dos últimos anos.

Diante da idade, o político, que concorreu ao governo do estado em outubro de 2022, chegou a reduzir a agenda de campanha e evitou grandes mobilizações no interior do estado.

Amazonino era filiado ao Cidadania. Ele disputou sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez. O político deixa três filhos.

VIDA DE AMAZONINO

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eurinepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939. Se formou em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez longa carreira política dentro do estado atuando quatro vezes como governador do Estado, uma vez como senador e três vezes como prefeito de Manaus.

Ao longo de sua vida, Amazonino recebeu diversas homenagens, como, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Grau de Grã-Cruz, Superior Tribunal do Trabalho (1987); medalha de Honra ao Mérito, conferida pela SUDAM (1991); comenda de Ordem ao Mérito de Tocantins, Grau de Grão-Cruz, conferida pelo Estado de Tocantins (1991); Grande Medalha da Inconfidência, outorgada pelo Estado de Minas Gerais; cidadão Benemérito de Todos os Municípios do Estado do Amazonas; cidadão Benemérito da Cidade de Miami Beach - USA; e cidadão Benemérito do Município de Praia Grande - SP.

Filho de Armando de Souza Mendes e Francisca Gomes Mendes, Amazonino foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes que morreu em 2015, com quem teve três filhos.

Comentários