O carnaval está chegando e com isso, como todos os anos, é necessário realizar algumas modificações no trânsito do centro do Recife para passagem do Galo da Madrugada.
A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (13) como será o esquema de trânsito no centro da cidade nos dias anteriores e no sábado de Zé Pereira.
Ao todo, uma equipe com 400 profissionais da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entre agentes e orientadores de trânsito, além de monitores do serviço de transportes, vai reforçar as ações para auxiliar no deslocamento seguro das pessoas que desejam curtir a festa.
Saiba como fica o funcionamento do comércio e outros serviços nos dias de folia
PONTE DO GALO VAI SER FECHADA QUANDO?
Às 22h de terça-feira (14), a CTTU vai realizar a primeira etapa da operação Galo da Madrugada, com bloqueio da Ponte Duarte Coelho para montagem da estrutura do Galo gigante.
Agentes de trânsito vão participar da ação e montar bloqueios na Avenida Conde da Boa Vista X Rua da Aurora, Rua do Sol X Ponte Duarte Coelho e Avenida Dantas Barreto X Avenida Guararapes.
Com o intuito de promover a segurança viária. A Ponte Duarte Coelho será reaberta após a desmontagem de toda a estrutura, prevista para a Quarta-Feira de Cinzas (22).
CARNAVAL RECIFE 2023: Veja a programação completa dos POLOS DESCENTRALIZADOS
A segunda etapa da operação será a partir das 21h da sexta-feira (17) e segue até as 20h do sábado (18).
A CTTU vai realizar o fechamento das ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá concentração da agremiação.
Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial serão interditadas. Além disso, a Avenida Sul também será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal (antigo pontilhão).
No Viaduto Capitão Temudo, haverá bloqueio das alças que dão acesso à Rua Imperial. Dessa forma, o acesso ao bairro de Afogados será feito pela Avenida Saturnino de Brito, Rua Comandante Antônio Manhães de Mato e Rua General Estilac Leal.
Quem vem da Ponte Joaquim Cardoso, próximo ao Imip, não poderá acessar a Rua Imperial e deverá seguir para o bairro de Afogados pela Avenida Beira Rio.
Já na terceira etapa, também haverá interdição de trânsito na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Avenida Mário Melo, onde os ônibus e demais veículos deverão retornar pela própria Mário Melo ou seguir pela Rua dos Palmares.
A Rua Princesa Isabel também será bloqueada a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, portanto, os condutores vindos da Rua do Príncipe deverão realizar o giro à esquerda para acessar a Avenida Cruz Cabugá no sentido Olinda.
Quem estiver na Zona Oeste ou na Zona Sul em direção à Zona Norte deverá utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães como rota alternativa.
BAIRRO DO RECIFE
Agentes e orientadores de trânsito vão realizar as ações já a partir da quinta-feira (16), com o objetivo de promover a segurança viária e facilitar a circulação das pessoas no Bairro do Recife.
A depender do volume de pessoas e veículos nas vias do bairro, a Ponte Giratória será bloqueada e os carros vindos do Cais Santa Rita serão desviados para a Avenida Martins de Barros.
As vias estarão liberadas apenas para saída dos veículos da Ilha. Além disso, todos os acessos à Avenida Alfredo Lisboa serão interditados.
Às 14h da sexta-feira (17), todas as vias do Bairro do Recife ficarão bloqueadas para passagem de veículos, com exceção da Avenida Cais do Apolo, até a altura da Caixa Econômica, que estará liberada para o tráfego misto de veículos.
Haverá, também, proibição de estacionamento no entorno para garantir a passagem de pessoas durante o período momesco.
Por isso, é necessário que os condutores fiquem atentos à sinalização viária de proibição de estacionamento. As pontes que dão acesso ao bairro também terão mudanças na circulação. Confira mais informações abaixo:
PONTE PRINCESA ISABEL
A partir do sábado (18), às 7h, a Ponte Princesa Isabel será fechada para veículos, exceto para táxis e ônibus. Os táxis que vêm da Ponte Princesa Isabel vão seguir pela Rua do Sol, Avenida Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua do Imperador Dom Pedro II ou Avenida Martins de Barros.
Já os ônibus vão seguir pela Rua do Sol, Rua Siqueira Campos e Rua do Imperador Dom Pedro II ou Avenida Martins de Barros. Diariamente, das 6h às 12h, a Ponte será aberta para abastecimento e limpeza do Bairro do Recife.
PONTE GIRATÓRIA
A partir das 17h da quinta-feira (16), a Ponte Giratória será bloqueada. Após a dispersão das pessoas, a via será reaberta e bloqueada, novamente, na sexta-feira (17), a partir das 14h ou antes, a depender do fluxo de pedestres. A liberação está prevista para as 7h da quarta-feira (22).
Apenas os condutores que forem utilizar o estacionamento do Paço Alfândega terão acesso à Ponte Giratória. Diariamente, das 6h às 12h, a Ponte será aberta para abastecimento e limpeza do Bairro do Recife.
PONTE MAURÍCIO DE NASSAU
Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h da sexta-feira (17), podendo ser antes, a depender do fluxo de pessoas. A previsão para liberação é às 7h da quarta-feira (22).
PONTE BUARQUE DE MACEDO
Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 14h da sexta-feira (17) até as 7h da quarta-feira (22). Dessa forma, os motoristas que estiverem na Avenida Martins de Barros deverão, obrigatoriamente, seguir em frente e retornar pela Praça Dezessete.
PONTE DO LIMOEIRO
Ficará aberta para o tráfego misto, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF), além do Estacionamento Silos. A ponte será bloqueada para os carros quando as vagas de estacionamento se esgotarem. Uma faixa de rolamento da ponte será exclusiva para o Expresso da Folia.
EXPRESSO DA FOLIA
O Expresso da Folia vai iniciar sua operação no sábado (18), facilitando a mobilidade dos foliões.
Quem for curtir o Galo da Madrugada contará com uma frota de 32 ônibus no Expresso Galo.
Já nos demais dias da festa, o Expresso da Folia vai garantir o ir e vir com uma frota de 37 veículos.
Os transportes saem dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público até o bairro do Recife ou ao Galo da Madrugada. Tanto no Expresso Galo, quanto no Expresso da Folia, o tempo entre as viagens vai variar de 7 a 15 minutos.
Durante a operação do Expresso Galo, quem embarcar no coletivo que sai dos shoppings Plaza e Tacaruna vai desembarcar nas proximidades da Ponte Giratória, na Avenida Martins de Barros.
Quem optar pelos shoppings Recife e RioMar vai descer sob o Viaduto das Cinco Pontas. Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo local dos pontos de desembarque. O período de operação dos ônibus será das 7h às 18h do sábado (18).
Já o Expresso da Folia tradicional vai levar os foliões até o Bairro do Recife. No sábado (18), o período de operação acontece das 18h às 5h do domingo (19).
Os passageiros que embarcarem nos shoppings Plaza e Tacaruna vão desembarcar na Rua Vital de Oliveira, em frente ao Cais do Sertão. Quem optar pelos shoppings Recife e RioMar fará o desembarque no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória.
Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo ponto de desembarque. A partir do domingo (19), o serviço estará disponível entre as 15h e às 5h do dia seguinte, finalizando a operação na quarta-feira (22).
A passagem dos coletivos custará R$ 15 e dará direito à viagem de ida e volta, mediante apresentação da pulseira dada na compra. Os foliões que optarem por deixar seus carros nos shoppings poderão apresentar a pulseira na cabine de pagamento do estacionamento e, dessa forma, pagar o valor único da tarifa de R$ 11,50 em todos os shoppings.
TÁXIS
O serviço de táxi oferecido aos foliões contará com o Convênio Táxi Metropolitano, assinado com outros dez municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), para elevar a frota de táxis que poderá operar no período carnavalesco. Poderão circular no Recife os veículos dos municípios de Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, São Lourenço da Mata e Igarassu.
O convênio tem validade desde o dia 16 de fevereiro e seguirá até as 22 horas do dia 22 de fevereiro, que é a Quarta-Feira de Cinzas. A medida aumenta em média 50% a frota de táxis circulantes na capital pernambucana. Os táxis do Recife também poderão circular nos municípios conveniados.
A CTTU também vai implantar três pontos especiais de táxi na área central da cidade. Próximo à Rua Martins de Barros, no Cais do Apolo e na Ponte Giratória.
ESTACIONAMENTO E VANS
O estacionamento nos edifícios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Tribunal Regional Federal (TRF) estarão disponíveis para o folião durante o Carnaval. Ao todo, serão 15 mil vagas durante os cinco dias de carnaval. Além disso, serviço de transfer do edifício-sede da PCR até a Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório, também estarão disponíveis. Na sexta (17), os espaços estarão abertos das 17h às 4h da manhã. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h.
Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.
Todos os pontos provisórios de táxis e paradas de embarque e desembarque dos expressos Galo e da Folia estarão disponíveis no aplicativo Carnaval do Recife, cujo download pode ser feito de forma gratuita nas plataformas Android e iOS.
TRANSPORTE POR APLICATIVO
Para os usuários de transporte por aplicativo, haverá uma operação de circulação especial durante o carnaval. Os veículos que vêm da Ponte do Limoeiro farão o retorno pela Rua do Brum e Praça Tiradentes. Quem vem da Avenida Sul, seguirá pela Dantas Barreto, onde retornará pela Avenida Nossa Senhora do Carmo e Rua da Praia.
Já os que vêm do Cais José Estelita, seguirão pelo Cais Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Praça Dezessete, Rua do Imperador, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Dantas Barreto.
Em caso de grande fluxo de pessoas, as entradas também poderão ser temporariamente bloqueadas.Se