QUARESMA

QUARESMA: Que dia começa e que dia acaba QUARESMA 2023? Veja calendário e saiba quando será a PÁSCOA em 2023

Saiba tudo sobre a QUARESMA; quando começa e termina período de 40 dias tradicional da Igreja Católica

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 22/02/2023 às 9:39 | Atualizado em 22/02/2023 às 9:46
Divulgação
Em Pernambuco, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém voltou a ser encenada em 2022, após 2 anos suspensa - FOTO: Divulgação

Com o fim do Carnaval, muitas pessoas querem saber sobre a QUARESMA. Além de um período religioso para os católicos, a Quaresma também abre espaço no calendário para o feriadão da Páscoa, oportunidade que muita gente usa para descansar. Nesta página, saiba tudo sobre a QUARESMA: quando começa e termina?

QUANDO COMEÇA A QUARESMA?

Em 2023, a QUARESMA começa oficialmente nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro. Neste período, os católicos devem evitar comer carne vermelha.

QUANDO ACABA A QUARESMA?

No total, a QUARESMA dura 40 dias. Assim, vai até o início de abril. Neste ano de 2023, o domingo de Páscoa será comemorado no dia 9 de abril.

SEXTA DA PAIXÃO SERÁ FERIADO?

Sim. A Sexta-Feira da Paixão é feriado nacional. Em 2023, a Paixão de Cristo cai no dia 7 de abril. Assim, a maioria dos brasileiros poderão descansar na sexta (7), sábado (8) e domingo de Páscoa, dia 9 de fevereiro.

DO QUE SÃO FEITAS AS CINZAS DA QUARESMA?

Uma curiosidade que muita gente tem é sobre do que são feitas as cinzas que os padres usam para abençoar os fieis.

A Agência Católica de Informação (ACI) explica que as cinzas vêm de outro evento católico muito popular:

"Para a cerimônia devem ser queimados os restos dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estes recebem água benta e logo são aromatizados com incenso", explica a ACI.

Por que usar cinzas no início da Quaresma?

"Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus", diz o artigo 125 do Diretório sobre a piedade popular e a liturgia, segundo a ACI. 

>>> Entenda por que se deve jejuar na Quarta de Cinzas 

"A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19)", finaliza a ACI.

Outras dúvidas sobre a Quarta-Feira de Cinzas:

1. O que devem fazer quando não há sacerdote?

Quando não há sacerdote, a imposição das cinzas pode ser realizada sem Missa, de forma extraordinária. Entretanto, é recomendável que antes do ato participem da liturgia da palavra.

É importante recordar que a bênção das cinzas, como todo sacramental, somente pode ser feita por um sacerdote ou um diácono.

2. Quem pode receber as cinzas?

Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo (1670 ss.), “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

3. A imposição das cinzas é obrigatória?

A Quarta-feira de Cinzas não é dia de preceito e, portanto, não é obrigatória. Não obstante, nesse dia muitas pessoas costumam participar da Santa Missa, algo que sempre é recomendável.

4. Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza na fronte?

Quanto tempo a pessoa quiser. Não existe um tempo determinado.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Missa das Cinzas celebrada, nesta quarta-feira (17), na Catedral de Olinda. - FOTO:JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
Missa das Cinzas celebrada em 2021 na Catedral de Olinda - FOTO:JAILTON JR./JC IMAGEM