SERVIDORES PÚBLICOS

AUMENTO SALARIAL SERVIDORES FEDERAIS 2023: CONTRAPROPOSTA do REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES FEDERAIS deve ser apresentada NESTA SEMANA por centrais sindicais ao GOVERNO LULA; confira detalhes

Aumento salarial dos servidores federais está sendo aguardado com muita expectativa pela categoria

Jefferson Albuquerque
Jefferson Albuquerque
Publicado em 26/02/2023 às 8:06
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
REAJUSTE DOS SERVIDORES FEDERAIS 2023: veja as últimas noticias sobre o aumento salarial dos servidores federais; data de contraproposta foi definida; saiba detalhes - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Depois da reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente entre o governo Lula e os servidores federais, a discussão do reajuste salarial dos servidores federais 2023 deve ter um novo capítulo.

Na quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs o aumento salarial dos servidores federais 2023 de 7,8%.

Contudo, a categoria decidiu por rejeitar a proposta, devido alguns servidores entre outros motivos. não terem reajuste salarial desde 2017.

Caso fosse aceita pelas centrais sindicais, a proposta de reajuste salarial dos servidores já começaria a valer a partir do dia primeiro de março. 

Além do reajuste salarial, também foi colocado em pauta um acréscimo de R$ 200 no vale-alimentação.

REAJUSTE SERVIDORES FEDERAIS 2023 ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O percentual de reajuste salarial dos servidores federais foi estípulado para se encaixar no orçamento de R$ 11,2 bilhões já previsto para o pagamento dos salários.

Este valor foi definido em agosto de 2022, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após a negativa, as centrais sindicais que representam os servidores públicos está preparando uma contraproposta para apresentar ao governo federal, o que deve acontecer nos próximos dias.

Foi programada uma nova reunião para esta terça-feira (28), e o novo percentual de reajuste dos servidores federais deve ser apresentado ao governo nesta data.

Ainda não se chegou ao consenso do valor, pois continua em discussão interna entre os Sindicatos envolvidos.

*Com informações de Metrópoles