benefício

O QUE É DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL 2023? Entenda o que significa e saiba QUEM DEVE FAZER

Confira quem deve pedir desligamento voluntário do Auxílio Brasil 2023 e como fazer

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 03/03/2023 às 8:35
Notícia
JC IMAGEM
Famílias beneficiárias do Auxílio Brasil 2023, novo Bolsa Família, têm apresentado dúvidas quanto à mensagem de "desligamento voluntário" do benefício - FOTO: JC IMAGEM

Beneficiários do Bolsa Família de todo o Brasil estão em dúvida sobre o que significa “desligamento voluntário Auxílio Brasil” e quem deve solicitar a medida.

A opção já pode ser encontrada no aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Mas afinal, o que significa esse termo? Entenda na matéria abaixo.

O QUE É DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL?

O desligamento voluntário do Auxílio Brasil é uma medida criada pelo governo Lula (PT) com o objetivo de facilitar o mapeamento de pessoas que estão recebendo o benefício sem ter direito.

O desligamento voluntário deve ajudar pessoas que estão irregulares dentro do CadÚnico a não serem punidas por fraude durante a reavaliação dos cadastros do Auxílio Brasil 2023.

QUEM DEVE PEDIR DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA?

O desligamento voluntário do Auxílio Brasil deve ser realizado por pessoas que não precisam mais do pagamento do programa social.

Caso percam o emprego ou a renda conquistada, as pessoas que solicitaram o desligamento voluntário do Bolsa Família terão até 36 meses (3 anos) para voltar ao benefício.

COMO FAZER O DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL?

Para facilitar o acesso, o governo federal adicionou em todos os aplicativos ligados ao Bolsa Família 2023 a seguinte mensagem: "Você não precisa mais do benefício ou se inscreveu incorretamente no Cadastro Único? Solicite aqui seu desligamento voluntário do programa".

Com o desligamento, uma nova vaga é aberta no Programa Social e assim uma família que realmente precisa, pode ser beneficiada.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os beneficiários irregulares que se desligarem voluntariamente do programa, ainda vão poder fazer o recadastro no Bolsa Família a partir de julho deste ano, caso seja necessário.

Comentários