data magna de Pernambuco

DATA MAGNA: Saiba por que o dia 6 de março é feriado em Pernambuco

A lei Estadual tornou o dia 6 de março feriado é referente à Revolução Pernambucana, período em que Pernambuco foi um estado independente no Brasil Colônia.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 03/03/2023 às 23:19
Notícia
Divulgação
O feriado da Data Magna Pernambuco é comemorado na próxima segunda-feira (6); veja o que abre e o que fecha e funcionamendo dos bancos e shoppings - FOTO: Divulgação

O dia 6 de março é feriado em Pernambuco desde 2018, após ser instituída pelo Governo do Estado no bicentenário da Revolução Pernambucana um ano antes.

Neste dia, instituições de ensino não têm aula e repartições públicas fecham porque a Data Magna presta homenagem ao ato separatista, período que o estado tornou-se uma república independente do Brasil Colonial. Foi considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO

No ano de 1817, a Capitania de Pernambuco se revoltou com a Coroa portuguesa sobre as desigualdades sociais da região.

Esse foi o maior movimento popular no Brasil Colônia, inspirado na Revolução Francesa (1789 - 1799), assim como outras revoltas que aconteceram no país, como Inconfidência Mineira, em 1789 e a Conjuração Baiana, em 1798, mas sem o tamanho, a força e a expressão, vista em Pernambuco.

A bandeira do estado, motivo de orgulho por muitos pernambucanos, foi adotada pelo então governador, Manoel Borba (1915 - 1919), é a mesma utilizada pelos revolucionários.

QUAL É O OBJETIVO DA COMEMORAÇÃO DA DATA MAGNA DE PERNAMBUCO?

A intenção do feriado, instituído pela lei Estadual 16.059 de 8 de junho de 2017, de autoria dos deputados Terezinha Nunes (PSDB) e Isaltino Nascimento (PSB), é para homenagear os heróis da Revolução Pernambucana. Pessoas que fizeram de Pernambuco um país, mesmo que por apenas 75 dias.

A revolta também é conhecida como Revolução dos Padres, pela união da maçonaria com o clero católico esclarecido.

Ambos lutavam pela cidadania, pelos direitos e liberdade de pensamento.

Quem são os heróis da Revolução Pernambucana?

Alguns deles você já deve saber, mas não sabia do que se tratava:

Domingos José Martins, Padre João Ribeiro, José de Barros Lima, José Luiz de Mendonça, Padre Roma, Gervásio Pires, Antônio Carlos de Andrade e Silva, Vigário Tenório, Caetano Pinto de Miranda Montenegro e Luís do Rego Barreto e Cruz Cabugá.

Esses nomes são marcados na história da Revolução de 1817 e estão devidamente eternizados nas ruas da cidade do Recife. Cruz Cabugá chegou a ser embaixador do estado independente.

Ele representou a República de Pernambuco em Washington, nos Estados Unidos, visando reconhecer a independência e fazer acordos comerciais.

Comentários