PANDEMIA DE COVID-19

OMS NÃO DECRETOU FIM DA PANDEMIA, MAS, SIM, DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE INTERNACIONAL SOBRE A COVID-19; ENTENDA DECISÃO

Desde janeiro de 2020, covid-19 tinha status de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/05/2023 às 10:41 | Atualizado em 05/05/2023 às 11:14
Notícia
Noel Celis / AFP
A China começou a abandonar as medidas drásticas da política "covid zero" no fim de 2022, depois dos protestos da população contra as restrições - FOTO: Noel Celis / AFP

A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta sexta-feira (5) que a covid-19 perdeu o status de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Apesar disso, a pandemia ainda não acabou. As informações são do G1.

"Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

"No entanto, isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos", acrescentou o etíope.

Para ser ideia a ESPII foi decretada pela OMS em janeiro de 2020. O status de pandemia, no entanto, só foi atualizado em março daquele mesmo ano.

DIFERENÇA ENTRE PANDEMIA E EMERGÊNCIA DE SAÚDE INTERNACIONAL

Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) é um temro usado pelas autoridades de saúde para definir a necessidade de adoção de uma coordenação internacional de esforços em saúde para conter uma doença. É também o mais alto nível de alerta da OMS.

Por outro lado, a pandemia é o termo técnico usado para definir quando uma doença já se disseminou globalmente e a transmissão acontece em vários continentes.

Recentemente, a OMS havia divulgado um vídeo explicando a diferença entre pandemia e ESPII.

"É muito difícil definir quando você chega num status em que um novo vírus se torna uma pandemia. Já a ideia de declarar uma ESPII é para coordenar uma ação imediata antes que esse evento se torne ainda maior e vire uma pandemia", afirmou a líder técnica da entidade, Maria van Kerkhove.

Especialistas garantem que a vacinação e medidas de isolamento social foram fundamentais para o controle e melhora na situação global. Apesar disso, os governos devem manter um acompanhamento atualizado sobre a situação epidemiológica e a população precisa manter cuidados de higiene, etiqueta respiratória e imunização.

Comentários