DELTAN DALLAGNOL

DELTAN DALLAGNOL CASSADO: Quem assume no lugar de deputado? Deltan pode recorrer? Veja últimas notícias

Por unanimidade, Tribunal Superior Eleitoral decidiu cassar o mandato de deputado federal do ex-procurador do Ministério Público do Paraná, Deltan Dallagnol, que atuou na LAVA JATO

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 17/05/2023 às 8:17 | Atualizado em 17/05/2023 às 8:32
Notícia
PEDRO DE OLIVEIRA/ALEP
O ex-procurador Deltan Dallagnol teve o mandato cassado pelo TSE nesta terça-feira (16). - FOTO: PEDRO DE OLIVEIRA/ALEP

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Deltan Dallagnol, o ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Lava Jato, pode ser questionada judicialmente.

Apesar de, neste momento, Deltan Dallagnol estar oficialmente com o registro cassado, ele pode recorrer dentro do próprio TSE.

O partido Podemos disse que "se solidariza com o parlamentar e não poupará esforços na avaliação de medidas que ainda podem ser tomadas pela defesa de Dallagnol".

Em seguida, Deltan ainda pode recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter decisão dos ministros do TSE. 

Se o TSE ou o STF entender que a decisão do de cassar o mandato foi equivocada, Deltan volta a ocupar um assento entre os 513 deputados federais.

QUEM FICARÁ NO LUGAR DE DELTAN DALLAGNOL? QUEM É O SUPLENTE?

Inicialmente, cogitou-se que a vaga de Deltan Dallagnol seria ocupada por Luiz Carlos Hauly (Podemos), o segundo mais votado do partido no Paraná.

No entanto, Hauly recebeu menos de 12 mil votos, não tendo alcançado o quociente individual que cada candidato precisa ter para conquistar uma vaga na Câmara.

Por essa razão, a vaga deve ser ocupada pelo pastor evangélico Itamar Paim (PL), que recebeu 47 mil votos.

Comentários