
Pernambuco é o 2º estado do país com o maior número de desempregados, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) referente ao primeiro trimestre de 2023.
Neste contexto de incerteza econômica, o Centro Universitário Unifafire realizou um estudo com moradores da Região Metropolitana do Recife para saber como eles se sentem em relação ao trabalho.
Segundo o estudo, 542 pessoas com idades entre 18 e 65 anos foram ouvidas em diversos espaços públicos do Recife. Destas, 378 estão empregadas e outras 164 estão desempregadas.
Análise de cenário
O levantamento aponta que 89% das pessoas que estão empregadas afirmam estar felizes no trabalho. O economista e um dos coordenadores do estudo, Tarcísio Régis de Souza, explica que esse percentual se deve ao cenário atual da empregabilidade no país.
"A gente vive um contexto econômico de desemprego elevado. E o Brasil sempre passa ciclos em que a gente tem muito desemprego. Então pras pessoas que tem poucas oportunidades você conseguiu um emprego, é uma vitória. E as pessoas passam muitas vezes a não questionar", pontua o pesquisador.
Reportagem completa
A avaliação completa está na reportagem de Adulccio Lucena:
Comentários