
Milhões de estudantes brasileiros participam da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nesta terça-feira (30).
A OBMEP bateu dois recordes neste ano: o número de escolas inscritas alcançou 55,3 mil instituições, e o de cidades foi de 5.563.
O dado corresponde a 99,87% dos municípios brasileiros. Com isso, 18,3 milhões de estudantes vão participar da OBMEP, considerada a maior competição científica do país.
Vale lembrar que a OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e se destina a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
QUANDO SAI O GABARITO DA OBMEP 2023?
Após realizar as provas, os estudantes poderão consultar o gabarito com as repostas da OBMEP. Mas não imediatamente.
Isso porque, segundo o edital da OBMEP 2023, o gabarito será publicamente disponibilizado em até 30 (trinta) dias úteis após a realização da prova da Primeira Fase.
Assim, o gabarito da OBMEP 2023 pode sair até o dia 11 de julho.
QUANTOS PONTOS PRECISA PARA PASSAR NA OBMEP?
Não existe uma quantidade específica de pontos ou um número específico de questões que o aluno precise acertar para passar na OBMPE e, assim, participar da segunda fase da competição, programada para 7 de outubro.
Na verdade, o que ocorre é a distribuição de vagas entre todas as escolas públicas do Brasil pelo Governo Federal.
Daí, cada escola realiza uma classificação por níveis (1, 2 e 3) e os primeiros alunos ocupam as vagas até que todas sejam preenchidas.
A prova servirá para as escolas classificarem 5% de estudantes de cada nível que participarão da segunda etapa.
PARA QUE SERVE A OBMEP 2023?
A Olimpíada estimula o estudo da matemática, além de promover a inclusão social e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que mais estudantes tenham acesso a material didático de qualidade.
Além disso, a prova visa identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas e também contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas.
A OBMEP é realizada pelo Impa, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Comentários