
Levantamento do Ministério da Educação faz um raio-x das obras de educação básica paralisadas ou inacabadas em todo País. Ao todo são 3.599. Em relação a Pernambuco, a análise mostra que o estado é um dos 10 piores do País, com mais de 150 obras inacabadas ou paralisadas na educação.
Se não fossem os atrasos ou desistências, Pernambuco poderia contar com mais 55 unidades de educação infantil (creches e pré-escolas), 32 escolas de ensino fundamental ou até mesmo 54 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.
O levantamento foi apresentado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Os dados embasam o Pacto Nacional pela retomada de obras da educação básica, que prevê a continuidade das obras de unidades educacionais em todo o país.
Pernambuco
Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informa que cinco obras em escolas e quadras estaduais, realizadas a partir de iniciativas de fomento do Governo Federal, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estão paralisadas no estado. A pasta esclarece que já está em articulação para a retomada delas.
O historiador e mestre em educação pela Universidade Fderal de Pernambuco (UFPE), Edson Tenório, aqfirma que a falta da infraestrutura afeta na qualidade da educação pública. Ele comemora a iniciativa, mas destaca pontos específicos que devem ser levados em conta no grande recife.
Confira na reportagem completa de Elis Martins.
Comentários