afroempreemdedorismo

Enegrecendo ideias: veja quem são as pessoas que estão fazendo a diferença no afroempreendedorismo em Pernambuco

Em conteúdo exclusivo para as redes sociais, o especial "Enegrecer: Histórias negras encantam" da TV e Rádio Jornal mostra detalhes do afroempreendedorismo

Beatriz Albuquerque
Beatriz Albuquerque
Publicado em 03/06/2023 às 15:36
TV Jornal / Artur Borba
Esdras Alexandre e Vládia Moura, do Criative-se LAB - FOTO: TV Jornal / Artur Borba

Seja no empreendedorismo social, no mercado gastronômico, ou no mundo da moda... nas mais diferentes áreas, novos exemplos de empreendedores não param de surgir. 

No especial "Enegrecer: Histórias negras encantam" a TV e Rádio Jornal trazem detalhes da vida de pessoas com perfis como esses, e que além de tudo, apresentam em comum a missão de falar sobre representatividade e negritude nos mais diversos segmentos. (Confira a reportagem completa abaixo)

Ao longo da reportagem você conhece a história de Daniel Paixão, um jovem periférico que decidiu criar uma ONG dentro da própria comunidade. Ele ajuda jovens e mulheres chefes de família a começarem se profissionalizar e empreender.

Também apresentamos a história do patrimônio de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum que há décadas realiza um trabalho de empreendedorismo social com jovens de comunidades de Olinda.

TV Jornal / Reprodução

Daniel Paixão, fundador da ONG Frutos de Favela - TV Jornal / Reprodução

O empreendedorismo voltado ao comércio, mercado da beleza e indústria criativa também marcam presença no especial.

Conhecemos a história da jovem Gabriely Melo, que aos 19 anos abriu o próprio salão para trançar o cabelo de outras jovens. Além disso, o espectador é apresentado a vida do "casal Zarina", composto por dois empreendedores que criam roupas e acessórios para exaltar a beleza negra.

Para fechar, o mundo gastronômico é apresentado ao olhar da culinarista Natália Salusi e do cozinheiro Alexsandro Silva. Eles mostram a relação entre a profissão e a ancestralidade do povo preto.

O especial conta com o auxílio de diferentes fontes, entre administradores, especialistas em marketing, professores, jornalistas e advogadas. Os entrevistados detalham as particularidades entre o mundo do empreendedorismo e as relações sociais.

TV Jornal / Reprodução

Mãe Beth de Oxum - TV Jornal / Reprodução

TV Jornal / Reprodução
Daniel Paixão, fundador da ONG Frutos de Favela - FOTO:TV Jornal / Reprodução
TV Jornal / Reprodução
Mãe Beth de Oxum - FOTO:TV Jornal / Reprodução