BANCO DO BRASIL CONCURSO

FUNDAÇÃO CESGRANRIO ANULOU QUESTÕES DO CONCURSO DO BANCO DO BRASIL? VEJA O QUE SE SABE; RESULTADO É DIVULGADO HOJE

Concurso do Banco do Brasil foi realizado no último dia 23 de abril; RESULTADO SAI HOJE; saiba questões que foram analisadas

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/06/2023 às 7:38 | Atualizado em 06/06/2023 às 23:38
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bancos de todo o Brasil terão seu funcionamento alterado, devido ao réveillon - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Concurso do Banco do Brasil terá resultados divulgados hoje (5/6). As provas foram realizadas em abril. Os candidatos desejam saber se questões foram anuladas:

QUESTÕES QUE PODEM SER ANULADAS NO CONCURSO DO BANCO DO BRASIL 2023

Professores de dois cursos online de concursos defendem a anulação de questões das provas do Banco do Brasil. Confira:

PROVA "A" DO BANCO DO BRASIL 2023

Na prova A do concurso, a atenção especial é para a questão de Conhecimentos Bancários de número 33 do gabarito 1.

Segundo o professor Beto Fernandes, do Gran Cursos Online, a questão 33 deve ser anulada "por cobrar norma que não estava contida no conteúdo programático do Edital de Conhecimentos Bancários".

A questão se refere à Resolução CMN 4658/2018. "Vale ainda registrar que a referida Norma além de não estar no edital já se encontra revogada pelo Conselho Monetário Nacional", acrescentou o professor.

De acordo com o gabarito preliminar divulgado pela Cesgranrio, a resposta correta nessa questão seria a alternativa "E".

QUESTÃO 40 DA PROVA "A" GABARITO 1

Ainda em Conhecimentos Bancários, o professor Beto Fernandes também defende a anulação da questão 40 da prova "A", do gabarito 1. De acordo com o especialista, não há "alternativa correta a ser marcada".

"A douta Banca Examinadora considera como correta a alternativa B, (autorizar a emissão de moeda) como sendo atribuição do CMN. No entanto a referida competência foi expressamente revogada pela artigo 13, inciso II, alínea b, da Lei Complementar 179/2021", disse o professor.

"De acordo com a referida Norma legal, o inciso I e II do artigo 4° da Lei 4595/1964 conferia ao Conselho Monetário Nacional a atribuição de autorizar e estabelecer condições para que o Banco Central emitisse moeda. Com a revogação dessas atribuições o CMN deixou de realizá-las", acrescentou.

RECURSOS PARA A PROVA B DO CONCURSO DO BANCO DO BRASIL

O professor Victor Dalton, do Direção Concursos, defende a anulação da questão 49 da prova "B" do gabarito 1. É uma questão de Informática.

"O Windows não tem capacidade de ler arquivos nativos do Windows, porém o Linux pode ler arquivos Windows, neste caso devemos utilizar uma extensão Windows. Temos aqui o FAT32 e o NTFS, até então haviam problemas na leitura do NTFS com o sistema Linux SUSE, porém houve uma modificação no kernel em que há a possibilidade de leitura de arquivos NTFS", disse o professor ao argumentar pela anulação da questão.

QUESTÃO 24 DA PROVA "B"

A questão 24, de Atualidades do Mercado Financeiro, da prova "B" também é questionada. O professor Heitor Ferreira, do Direção Concursos, "embora ela esteja correta, a questão está fora do escopo do edital".

PROVA "C"

A prova C também tem questões a serem revisadas. Nesse caso, a dúvida é sobre a questão 30, de Matemática Financeira, do gabarito 1. "Percebo que o autor trocou a unidade da taxa, sendo que na prova a taxa estava anual e o correto seria mensal", disse o professor do Gran Cursos Online Marcelo Leite.

Do Direção Concursos, o professor Pedro Felippe defende o mesmo argumento que o colega do Gran Cursos Online para a anulação da questão 30 dessa prova. "A taxa de juros compostos indicado no comando da questão deveria ser ao mês e não ao ano, conforme foi apresentado", disse o professor de acordo com o site do Direção Concursos.

CONCURSO BANCO DO BRASIL: veja número de VAGAS, SALÁRIO