SEGURANÇA

AÇÕES POLICIAIS: Mortes crescem 47,5% em Pernambuco, em 2023

O cenário chama atenção de entidades que monitoram a segurança pública local

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/06/2023 às 15:29
Notícia
Reprodução/TV Jornal
O Instituto de Medicina Legal e a polícia estiveram no local do crime. - FOTO: Reprodução/TV Jornal

Pernambuco registrou alta no número de mortes durante ações policiais no estado. Somente entre janeiro e maio deste ano, 59 óbitos foram registrados. No mesmo período de 2022, o total foi de 40 mortes - o que representa um aumento 47%.

Situação

O cenário chama atenção de entidades que monitoram a segurança pública local. Como é o caso do Gabinete de Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop). A ONG ligada aos direitos humanos cobrou que os óbitos sejam apurados com rigor para identificar se houve desvio de condutas por parte da corporação.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco também se posicionou sobre a situação em no estado. A entidade reforçou a necessidade de investigar a causa dos óbitos, a fim de que os responsáveis sejam responsabilizados, caso haja violação de direitos. A OAB ainda cobrou a adoção de medidas para evitar novas ocorrências do tipo.

Estatísticas

Os números de violência policial em Pernambuco foram divulgados na coluna Segurança do Jornal do Commercio. A coluna solicitou à Secretaria de Defesa Social uma avaliação sobre o alta no número de mortes nas abordagens policiais e questionou se a nova gestão adotou mudanças no protocolos de intervenções realizadas pelos profissionais da segurança, mas, até o fechamento desta matéria, os e-mails não foram respondidos.

Reportagem completa

A socióloga e coordenadora executiva do Gajop, Edna Jatobá, fala das consequências desse cenário. Confira na reportagem completa de Ingrid Santos.

Comentários