INFRAESTRUTURA

TRANSNORDESTINA: Relatório deve ser enviado ao ministro dos Transportes com os últimos questionamentos técnicos sobre as obras

Na reunião que acontece em agosto devem ser debatidos o caráter social e ambiental da Ferrovia Transnordestina

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/06/2023 às 15:46
Notícia
TLSA
O Brasil conta com uma participação baixa de ferrovias no transporte de cargas. E Pernambuco pode ter trecho excluído - FOTO: TLSA

O futuro da Transnordestina ainda deve ganhar novos capítulos. Depois de reunião para debater os últimos questionamentos técnicos, representantes da sociedade e deputados estaduais e federais vão se reunir em agosto para discutir as questões sociais e ambientais que envolvem a ferrovia.

Audiência

A frente parlamentar em defesa da Transnordestina, reuniu deputados federais e senadores. É a 5ª e última reunião que debate o tema neste semestre. Um relatório deve ser enviado ao ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL).

Próximos passos

Para trazer os apontamentos técnicos sobre a obra, foram ouvidos representantes de órgãos federais como bancos e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na reunião que acontece em agosto devem ser debatidos o caráter social e ambiental da Ferrovia Transnordestina. Para isso, devem ser ouvidos representantes da população, pessoas que são impactadas diretamente com o projeto.

Extensão

Segundo a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a pretensão é que a ferrovia tenha 1.209 Km de extensão e passe por 53 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção ao Porto do Pecém, no Ceará, e ainda passando por Salgueiro, em Pernambuco. Tudo isso classifica a Transnordestina como maior obra linear em execução no brasil.

Reportagem completa


O coordenador da frente parlamentar, o deputado estadual João Paulo (PT) explica o que deve acontecer nos próximos meses e fala da expectativa. Confira na reportagem completa de Ernani Tavares.

Comentários