HOSPITAIS

SAÚDE: ausência de LEITOS DE UTI para tratamento de CRIANÇAS poderia ser EVITADA com PLANEJAMENTO, diz especialista

92 pessoas estão na fila por uma vaga, em especialidades diversas

Kevin Paes
Kevin Paes
Publicado em 20/06/2023 às 16:40
Notícia
GUGA MATOS/JC IMAGEM
REDE PÚBLICA No Hospital Maria Lucinda, no Recife, muita espera por atendimento para as crianças com problemas respiratórios - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nesta terça-feira (20), oito crianças esperam por um leito de UTI pediátrica, enquanto outras 26 aguardam uma vaga em UTI Neonatal. Com relação à UTI geral, em Pernambuco, 92 pessoas estão na fila por uma vaga, em especialidades diversas.

Altas acontecem há um mês

Desde o início de maio, Pernambuco registra uma alta na ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) pediátricas. De acordo com a central de regulação de leitos, o estado chegou a ter mais de 80 crianças à espera de uma vaga. No dia 1º de junho, 85 estiveram na fila por um leito.

A médica sanitarista e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Bernadete Perez, afirma que todo ano, no mesmo período, há um aumento de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srag's), sendo possível uma preparação da gestão estadual para trazer maior eficiência ao problema.

Confira detalhes na reportagem:

Comentários