
O submarino Titan está desaparecido desde domingo (18). Enquanto as buscas pela embarcação continuam, muitas teorias sobre o que pode ter acontecido são levantadas.
De acordo com as autoridades, o submarino perdeu contato com a superfície quase duas horas após imergir dentro d'água e tenha oxigênio para menos de dois dias.
Os tripulantes desciam em direção aos destroços do navio Titanic, que está quase 4.000 metros de profundidade (cerca 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte).
O SUBMARINO IMPLODIU? O QUE É IMPLODIDO?
A implosão é uma explosão interna. O processo acontece quando os objetos são destruídos ao colapsar (ou serem espremidos) sobre si mesmos.
O professor de engenharia marítima no University College London, Alistair Greig, acredita em duas hipóteses com base em imagens do equipamento.
Na visão dele, o submarino pode ter emergido e permanecido flutuando, enquanto aguarda ser encontrado. O outro cenário é que o casco de pressão tenha sido danificado.
SUBMARINO DESAPARECIDO
A empresa privada OceanGate Expeditions, que é a dona do submarino, afirma que o submarino Titan é o único submersível do mundo capaz de levar até cinco pessoas a profundidades de 4 mil metros.
"Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer os tripulantes de volta em segurança. Toda a nossa atenção está voltada para os tripulantes do submersível e suas famílias", declarou.
COMO É UM SUBMARINO POR DENTRO?
No caso deste submarino desaparecido, há tem três telas, um botão, um banheiro improvisado e uma vista para o oceano. O veículo é dirigido por uma manete semelhante à um controle de videogame.
O Titan possui uma base que controla a ida e volta e evita turbulências na superfície. O retorno de todo o sistema de segurança à superfície acontece em apenas dois minutos, relata a OceanGate Expeditions.

Dados do submarino Titan, que desapareceu enquanto levava turistas até o Titanic - SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP
Matéria em atualização
Comentários