submarino desaparecido

SUBMARINO DESAPARECIDO: QUEM ESTÁ A BORDO? Por que o submarino desapareceu? Veja ÚLTIMAS NOTÍCIAS sobre o submarino desaparecido

O submarino Titan para visitar os destroços do Titanic desapareceu no domingo (18)

Alice Lins
Alice Lins
Publicado em 21/06/2023 às 21:38
HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP
De acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o submarino desaparecido tem oxigênio até a quinta-feira (22). - FOTO: HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

A expedição organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions para ver os destroços do Titanic a bordo de um submarino não teve um desfecho favorável.

A embarcação desapareceu e, de acordo com Jamie Frederick, da Guarda Costeira dos EUA, o ar respirável dentro do submarino só seria suficiente até as 6h da próxima quinta-feira (22).

A expedição teve início na sexta-feira (16), e a descida ao fundo do mar começou no domingo (18). A estimativa era de que levasse aproximadamente duas horas para chegar aos destroços, mas a comunicação com a embarcação foi perdida após 1 hora e 45 minutos de viagem.

DESAPARECIDOS NO SUBMARINO TITAN

Os destroços do Titanic estão localizados a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá. As cinco pessoas que estão a bordo do submarino Titan são as seguintes:

  • Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino;
  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
  • Suleman Dawood, filho de Shahzada;
  • Hamish Harding, bilionário e explorador britânico;
  • Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic.

A empresa de turismo responsável pela expedição cobra 250 mil dólares, o equivalente a 1,19 milhão de reais, por passageiro.

OPERAÇÕES DE BUSCA

As operações de busca pelo submarino estão sendo conduzidas pela Guarda Costeira dos EUA, em conjunto com as Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá. A França também anunciou sua participação na operação nesta terça-feira (20).

O contra-almirante John Maugerda, da Guarda Costeira, afirmou que eles terão que buscar em uma profundidade ainda maior do que a área atualmente sendo explorada pelas sondas.

SUBMARINO PODE TER IMPLODIDO?

O pior cenário para o submarino, segundo G. Michael Harris, um mergulhador que já fez visitas aos destroços do Titanic, é que algo tenha acontecido com o casco que tenha causado a implosão da embarcação.

"Mais pessoas foram ao espaço do que a essa profundidade no oceano. Quando se mergulha nessas situações, é preciso fazer tudo perfeitamente e seguindo as regras", disse ele.

Vale lembrar que implodir significa provocar ou sofrer colapso para dentro. Implodir é o contrário de explodir, que expande o volume.