DESAPARECIMENTO

SUBMARINO DESAPARECIDO: vídeo de IMPLOSÃO DE SUBMARINO viraliza na internet, confira as últimas notícias do caso

Entenda o caso do submarino desaparecido com grandes nomes da ciência e aeronáutica, que tem causado preocupações entre autoridades.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 23/06/2023 às 11:06
Reprodução/OceanGate
Autoridades afirmaram que o Submarino Titan sofreu uma implosão - FOTO: Reprodução/OceanGate

Pilotado por um "joystick", o submarino desaparecido que levava turistas para ver o Titanic, no último domingo (18), tem causado uma movimentação entre autoridades, que buscaram no Oceano Atlântico, no Canadá, os ocupantes da embarcação

Chamado de Titan, o submersível tinha o objetivo de levar os cinco tripulantes até o naufrágio Titanic. O submersível que pertence à empresa OceanGate, essa que perdeu contato com a base após 1 hora e 45 minutos após submergir, de acordo com a Guarda Costeira americana.

A OceanGate promove passeios ao ponto do naufrágio, que levam cerca de oito dias e custam R$ 1,2 milhão, de acordo com o UOL.

Quem estava no submarino desaparecido? 

No submarino desaparecido está: 

  • Hamish Harding
  • Shahzada Dawood
  • Suleman Dawood
  • Stockton Rush
  • Paul-Henry Nargeolet

Hamish é um bilionário britânico, de 58 anos, que também é considerado explorador e turista espacial, nos Emirados Árabes Unidos. É fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, além de ser dono de três recordes no Guinness Book, de acordo com o site Terra.

Shahzada, de 48 anos, e Suleman, de 19 anos, são pai e filho, que também embarcaram na aventura de encontrar o Titanic. Stockton Rush é o presidente da OceanGate, empresa de submarinos tripulados para aluguel e também pesquisa científica.

O francês Paul-Henry Nargeolet, que é um dos nomes mais respeitados na comunidade de pesquisa subaquática e ex-comandante da Marinha Francesa, está dentro do submarino.

SUBMARINO FOI ENCONTRADO? 

Recentemente publicada, a BBC teve contato com um jornalista que já viajou a bordo do submarino desaparecido e afirmou que é impossível escapar do submersível sem ajuda externa.

"Não há backup, não há cápsula de escape", disse ele para BBC. "É chegar à superfície ou morrer".

De acordo com a Guarda Costeira, dos Estados Unidos, cerca de cinco destroços do Titan foram encontrados. A cabine que protegia os tripulantes da pressão foi encontrada e a morte de todos que estavam na embarcação já foi confirmada. 

O contra-almirante John Mauger afirmou que "todos os destroços apontam para a implosão catastrófica da embarcação", segundo o UOL. 

VÍDEO DO SUBMARINO IMPLODINDO 

Como a implosão é uma das teorias mais prováveis do destino do submersível, uma animação foi construída para simbolizar como a implosão aconteceu. 

"Com o colapso instantâneo pela pressão, o casco aqueceria imediatamente o ar no submarino até aproximadamente a temperatura da superfície do sol, enquanto uma parede de metal e água do mar esmagaria de uma ponta do barco à outra em cerca de 30 milissegundos", disse o estúdio que produziu o vídeo, de acordo com o UOL. 


Em uma nota oficial, a empresa escreveu que acredita queo "CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos". Na nota, a OceanGate ainda lamenta o ocorrido e agradece a ajuda das organizações internacionais nas buscas pelo submersível.

Leia a nota na íntegra: "Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.

Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.

Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família Ocean Gate é profundamente grata pelos incontáveis homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos abrangentes e trabalharam arduamente nesta missão. Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.

Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar. Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso".

#vv #OceanGate #Submarino" />
Reprodução/OceanGate
Submarino Titan desapareceu enquanto fazia passeio para ver os destroços do Titanic. - FOTO:Reprodução/OceanGate
Reprodução/Instagram
IMPLOSÃO DE SUBMARINO SIMULAÇÃO: veja o vídeo de como seria a IMPLOSÃO DO SUBMARINO e a HISTÓRIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO - FOTO:Reprodução/Instagram