ANIVERSÁRIO

Rádio Jornal completa 75 anos de Pernambuco falando para o Mundo

Primeira rádio da América Latina a transmitir via internet, na década de 1990, a Rádio Jornal apresenta números expressivos no site e no app. No ranking nacional de sites de rádios de notícias, a emissora é a primeira do Nordeste, sendo a segunda do Brasil em audiência digital.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/07/2023 às 6:03 | Atualizado em 03/07/2023 às 8:06
Notícia
Rádio Jornal/Divulgação
Estúdio da Rádio Jornal: 75 anos de jornalismo, esportes e prestação de serviço - FOTO: Rádio Jornal/Divulgação

No dia 03 de julho de 1948 a Rádio Jornal do Commercio fazia a sua primeira transmissão. Fundada por Francisco Pessoa de Queiroz, a Rádio Jornal construiu uma relação de identidade com Pernambuco. Da era de ouro do rádio até à transmissão via internet, a Rádio Jornal tem em sua marca o pioneirismo e a credibilidade.

Para o diretor executivo da Rádio Jornal, Vladimir Melo, o veículo tem um papel fundamental de dar voz à população e este um motivo de celebração. “É um momento de celebrar e também de agradecer aos nossos  ouvintes, que garantem a nossa audiência, aos parceiros comerciais, porque sem eles isso não seria possível e, principalmente ao nosso grupo de funcionários que com muita garra, muito esforço e muita dedicação leva diariamente as informações para o ouvinte que está em todas as plataformas em que a Rádio Jornal está presente”, destaca Vladimir.

Pioneirismo

Primeira rádio da América Latina a transmitir via internet, na década de 1990, a Rádio Jornal apresenta números expressivos no site e no app. No ranking nacional de sites de rádios de notícias, a emissora é a primeira do Nordeste, sendo a segunda do Brasil em audiência digital. O aplicativo da Rádio Jornal, onde estão os principais programas em formato de podcast e onde se pode ouvir ao vivo a programação durante todo o dia, já soma mais de 180 mil downloads.

Para o coordenador de redação e jornalista, Victor Tavares, estes números só reforçam a Rádio Jornal faz parte do dia-a-dia do pernambucano. Para ele, “é uma relação de confiança que foi criada ao longo de 75 anos dessa rádio que tem no seu DNA a informação e a notícia de qualidade”, conclui.

A Rádio Jornal segue se reinventando, seja prestando serviço de forma ágil e interativa, seja na cobertura de grandes eventos, como a Copa do Mundo de futebol. Nas últimas 12 edições do mundial a Rádio Jornal esteve presente, falando para um número cada vez maior de pessoas.

Pernambuco falando para o Mundo

Para a diretora de jornalismo da Rádio Jornal, o slogan Pernambuco falando para o mundo nunca foi tão atual. Mônica diz que “investir no bom jornalismo, estando sempre conectada com os anseios da sociedade, e oferecer ao ouvinte uma diversidade de opiniões e análises sobre os principais fatos de Pernambuco e do país são o diferencial da Rádio Jornal.”

Relevância

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, destaca a importância do rádio como um veículo de comunicação de massa e que está sempre à serviço da sociedade. “Em qualquer lugar que você estiver o rádio está sempre à disposição dos ouvintes. Presta serviço rápido e tem informações instantâneas”, pontua JCPM.

Sobre a Rádio Jornal, que passou a fazer parte do grupo JCPM em 1987, João Carlos Paes Mendonça fala das atualizações constantes e do seu papel para a sociedade pernambucana. “É extremamente importante o papel que a Rádio realiza. Nós estamos satisfeitos com o desempenho da Rádio Jornal, prestando serviço à comunidade, e isso é extremamente importante para que as pessoas tenham conhecimento do que se passa, instantaneamente. A Rádio Jornal hoje é um patrimônio de Pernambuco”, finaliza o empresário.

Reportagem completa

Confira a reportagem completa de Elis Martins.

Comentários