UOL - O melhor conteúdo
Submarino implodido

ÚLTIMOS MOMENTOS SUBMARINO TITAN IMPLOSÃO: VÍTIMAS TENTARAM INTERROMPER EXPEDIÇÃO antes de IMPLOSÃO CATASTRÓFICA

Saiba detalhes dos últimos momentos do submarino Titan

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 05/07/2023 às 19:35
Divulgação
Christine Dawood, que perdeu o marido Shahzada e o filho Suleman na implosão do submarino Titan, divulga comovente a foto final - FOTO: Divulgação

Com base em informações recentes, foi divulgado que os tripulantes da missão a bordo do Titan podem ter tentado retornar à superfície antes da implosão.

Relatórios preliminares da análise dos destroços do submersível indicaram que o Titan soltou seus pesos durante o trajeto, em uma medida de emergência para emergir à superfície.

 Veja nesta matéria:

  • Notícias do submarino
  • Implosão do submarino
  • Submarino que implodiu
  • Fotos do destroços do submarino Titan
  • Submarino perdido
  • Submarino que afundou

ÚLTIMOS MOMENTOS DO SUBMARINO TITAN

Ainda não se dispõe de informações sobre se os tripulantes tinham conhecimento do perigo de implosão ou se foram alertados sobre uma falha no casco, apesar das descobertas recentes. A única certeza é que eles tentaram interromper a missão.

Recentemente, Ed Cassano, CEO da Pelagic Research Services, elucidou qual é a causa mais provável da implosão do submarino Titan.

IMPLOSÃO SUBMARINO TITAN: O QUE CAUSOU A IMPLOSÃO DO SUBMARINO TITAN?

Segundo as informações fornecidas por Cassano, o submarino teria ultrapassado os limites ao se aventurar em uma profundidade extrema no Oceano Atlântico.

De acordo com as informações fornecidas, o Titan teria sido levado além de sua capacidade de suportar profundidades extremas, resultando na trágica implosão do submersível devido à intensa pressão nessa faixa.

A implosão é um evento em que ocorre uma explosão interna, no qual os objetos internos se comprimem entre si.

FOTOS DESTROÇOS SUBMARINO TITAN IMPLOSÃO 

 Paul Daly/The Canadian Press via AP

DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP

 Paul Daly/The Canadian Press via AP

DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP

 Paul Daly/The Canadian Press via AP

IMPLOSÃO DE SUBMARINO: Saiba como ocorreu a destruição do SUBMARINO DESAPARECIDO e as IMAGENS dos DESTROÇOS DO TITAN - Paul Daly/The Canadian Press via AP

O QUE ACONTECEU COM O SUBMARINO TITAN?

No dia 18 de junho, o submarino da empresa OceanGate, que estava realizando uma de suas expedições para explorar os destroços do famoso navio Titanic, foi dado como desaparecido.

No entanto, a tripulação perdeu o contato com a superfície aproximadamente 1 hora e 45 minutos após o início da viagem. Após alguns dias, em 22 de junho, destroços do submarino foram localizados nas proximidades do Titanic.

FOTOS DAS VÍTIMAS DO SUBMARINO TITAN 

  • O mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic;
  • Hamish Harding, empresário britânico;
  • Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions;
  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês vice-presidente do conglomerado Engro e seu filho Suleman Dawood.

HANDOUT, JOËL SAGET / AFP / DIRTY DOZEN PRODUCTIONS / OCEANGATE EXPEDITIONS / DAWOOD HERCULES CORPORATION

VÍDEO DOS TRIPULANTES DO SUBMARINO SE DESPEDINDO É FAKE; entenda e veja as últimas notícias sobre o caso - HANDOUT, JOËL SAGET / AFP / DIRTY DOZEN PRODUCTIONS / OCEANGATE EXPEDITIONS / DAWOOD HERCULES CORPORATION

 

FOTOS DO SUBMARINO ENCONTRADO: COMO ERA O SUBMARINO TITAN?

O submarino da OceanGate contava com um banheiro, câmeras, controles e telas de sonar. O RMS-Titan deveria estar localizado há cerca de 4.000 metros de profundidade, com uma velocidade de 5,56 kph.

O Titan possuía ainda uma capacidade para 5 pessoas, com 6,7 m de comprimento por 2,5 m de altura. Veja imagens do submarino desaparecido:

SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

Dados do submarino Titan, que desapareceu enquanto levava turistas até o Titanic - SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

QUANTAS VIAGENS O SUBMARINO DESAPARECIDO FEZ?

A primeira viagem oficial do Titan ocorreu em 2021. No ano seguinte, em 2022, o submarino fez 10 viagens, e nem todas chegaram aos destroços do Titanic.

A empresa responsável pelo submersível já havia cancelado algumas viagens por conta de problemas na estrutura, no entanto, teria ignorado o alerta de especialistas na área.