CULTURA

Com mais de 100 anos, CLUBE DAS PÁS se torna PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RECIFE

Fundado em 19 de março de 1888, o Clube das Pás virou patrimônio cultural imaterial do Recife após sanção do prefeito João Campos (PSB)

JC
JC
Publicado em 11/07/2023 às 15:40
Notícia
Divulgação
A atração será a Orquestra do Clube das Pás - FOTO: Divulgação

O Clube das Pás se tornou patrimônio cultural imaterial do Recife. O Prefeito João Campos sancionou a lei de autoria do vereador Rinaldo Júnior, líder do PSB na Câmara Municipal. Fundado em 19 de março de 1888, dois meses antes da assinatura da abolição da escravatura no Brasil, o Clube das Pás teve dificuldades para ser concretizado.

História do Clube das Pás

De acordo com registros da agremiação, um navio cargueiro inglês que estava atracado no Porto do Recife precisava ser abastecido de carvão na época de carnaval. Sem mão de obra interessada na tarefa devido à folia de carnaval, uma empresa ofereceu pagamento dobrado a um grupo de carvoeiros. Após estarem com dinheiro, esses trabalhadores tiveram a ideia de fundar um clube carnavalesco.

Localização

Nos primeiros anos, a agremiação funcionou na Boa Vista. Depois, para erguer a sede do clube, o grupo de foliões comprou na Rua das Hortas, por seis mil cruzeiros, um terreno de propriedade do recolhimento de Nossa Senhora da Glória do Recife, Conceição de Olinda e Sagrado Coração de Jesus de Igarassu. Até que, a Associação Carnavalesca de Pernambuco comprou um terreno localizado na Rua Odorico Mendes, em Campo Grande, e o doou ao Clube das Pás, onde a sede funciona até hoje.

Ouça a matéria na íntegra com mais detalhes:

Comentários