
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) determinou a volta das operações do metrô da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Desde a manhã de ontem (26), os metroviários estão em uma paralisação que deve durar até a noite desta quinta-feira (27).
Confira nesta matéria:
- Greve dos metroviários Recife
- Greve de ônibus e metrô
- Acabou a greve do metrô?
GREVE DE METRÔ NO RECIFE: O METRÔ VAI VOLTAR A FUNCIONAR?
A decisão do TRT-6 estabeleceu a volta de 60% da frota durante os horários de pico (das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30), e 40% nos demais períodos.
Além disso, uma multa diária de R$ 30 mil foi determinada para o caso de descumprimento, seguindo medida semelhante aplicada aos motoristas de ônibus no segundo dia de greve geral.
GREVE METROVIÁRIOS RECIFE: ACABOU A GREVE DO METRÔ?
Diferentemente da greve dos ônibus, que aderiram por tempo indeterminado, os metroviários estabeleceram uma paralisação de 48 horas.
Estima-se que cerca de 200 mil pessoas foram afetadas com a inatividade das operações do transporte. Até o momento, os metroviários ainda não se posicionaram em relação à volta das operações.
METROVIÁRIOS SEGUEM NO TERCEIRO MÊS DE GREVE
Os embates dos metroviários já seguem no seu terceiro mês, atuando como uma maneira de pressionar o governo federal.
A solicitação dos trabalhadores é que seja feita a retirada da CBTU do Plano Nacional de Desestatização (PND).
Além disso, também afirmam que a Administração Central da CBTU se reuniu com os sindicatos do Recife, João Pessoa, Maceió e Natal e fechou uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024, que não pode ser implantada por rejeição do governo.
NOTA OFICIAL DO SINDMETRO-PE
Confira um trecho da nota liberada pelo Sindmetro-PE:
"A paralisação de 48 horas do Metrô do Recife tem ocorrido como o Sindicato esperava com adesão de 100% da frota. Desde ontem (26), a categoria não rodou nenhuma composição, ou seja, todos os trens estão parados. Todos os membros da equipe de manutenção, assim como os maquinistas, aderiram 100% à paralisação. Hoje (27), à meia noite, completam-se as 48 horas de paralisação, concluindo a mobilização com excelência.
A categoria reafirma seu compromisso com o Metrô do Recife de qualidade, que sirva à população da Região Metropolitana e de todo o Estado de Pernambuco, mas vai protestar contra o sucateamento do Metrô e o contra o descumprimento do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) por parte da empresa, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos)."
Comentários