Greve do metrô em SP

GREVE DE METRÔ SP TERÇA-FEIRA (15): Vai ter GREVE DE METRÔ AMANHÃ EM SP? Saiba RESULTADO DA ASSEMBLEIA DOS METROVIÁRIOS ao vivo

Metroviários estão realizando assembleia nesta segunda

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 14/08/2023 às 19:14
X

Vai ter greve de metrô amanhã em SP? 

Esse é um dos principais assuntos que estão sendo discutidos pelos metroviários de São Paulo nesta segunda-feira (14) em assembleia.

Na ocasião, os trabalhadores vão decidir se vão entrar em greve a partir das 0h desta terça-feira (15).

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, a paralisação seria uma forma de se manifestar contra a privatização das linhas de metrô e trem e a favor da melhoria do serviço para as pessoas.

“Desde que foi eleito, o governador Tarcísio de Freitas tem falado sobre sua intenção de privatizar todo o sistema de metrô e trem de São Paulo. Nós somos contrários a esse projeto, porque isso significa a piora do serviço e o aumento da tarifa”, afirmou a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa.

Camila citou sua vivência com as Linhas 8 e 9, sob a administração da Via Mobilidade desde o começo de 2023. Essas linhas têm enfrentado problemas operacionais, acarretando prejuízos.

“Diferente do que o governo diz, não economiza dinheiro do Estado, ao contrário, tem mais gasto porque esses contratos tem garantia de lucro por 30 anos. Além disso, preveem a existência de uma câmara de compensação que permite a retirada de dinheiro do metrô público e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pública para colocar nessas empresas privadas”, disse.

GREVE DE METRÔ EM SÃO PAULO

Segundo a presidente do sindicato, a greve foi marcada para esta terça por conta da publicação de um edital que prevê a terceirização dos serviços de manutenção dos trens da Linha 15 – Prata e da notícia de que o grupo CCR entrará pedirá a anulação da decisão que cancelou o leilão de entrega da linha na Justiça.

A greve representa um protesto contra a dispensa de três colaboradores que estavam trabalhando no momento em que duas composições da Linha 15 - Prata do monotrilho, que opera em vias elevadas, colidiram, levando a uma completa interrupção das atividades.

O incidente ocorreu entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto, situadas na zona leste, por volta das 4h30, antes do início do horário de operações comerciais.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô - informou que a colisão aconteceu durante uma manobra de posicionamento dos trens.

Conforme relatado por Camila, os funcionários foram considerados responsáveis pelo acidente. No entanto, ela ressalta que a linha já registra uma série de problemas operacionais que contribuem para incidentes.

VAI TER GREVE NO METRÔ DE SÃO PAULO?

Uma reunião com os colaboradores do Metrô de São Paulo teve início às 18h, com o propósito de abordar a atual situação referente à potencial greve prevista para ocorrer nesta terça-feira (15).

A decisão final ainda não foi anunciada, mas a reunião pode ser acompanhada ao vivo. Confira:

*Com informações da Agência Brasil

GREVE METRÔ RECIFE: "Não têm condições de avançar nessa negociação", diz presidente do Sindicato dos Metroviários

Tags

Autor