METRÔ SP

RESULTADO GREVE NO METRÔ SP AGORA 15/08: veja o RESULTADO da ASSEMBLEIA sobre a GREVE DOS METROVIÁRIOS

Os metroviários de São Paulo decidiram nesta segunda (14), em assembleia, sobre a greve de metrô em São Paulo desta terça (15)

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriella Zilma

Publicado em 14/08/2023 às 22:04
X

Nesta segunda-feira (14), os metroviários de São Paulo decidiram em assembleia, se haverá ou não greve a partir da meia-noite desta terça (15).

O Sindicato dos Metroviários relatou que a greve será uma manifestação contra a privatização das linhas de Metrô e de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Camila Lisboa, presidente do sindicato dos Metroviários, deixou claro que a manifestação é contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre privatizar o sistema de transporte ferroviário de São Paulo.

RESULTADO DA VOTAÇÃO DA ASSEMBLEIA DOS METROVIÁRIOS DE SP

Após a votação, a maioria dos metroviários (78,8%) decidiu suspender a greve prevista para esta terça (15).

ASSISTA AO VIVO: ASSEMBLEIA DOS METROVIÁRIOS DE SP

PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ DE SP

O argumento da presidente do Sindicato restabelece que a privatização não significa melhoria na qualidade, isso devido às Linhas 8 e 9, administradas pela Via Mobilidade desde o início do ano, que apresentam falhas e atrapalham a população.

“Diferentemente do que o governo diz, não economiza dinheiro do Estado. Ao contrário, tem mais gasto porque esses contratos têm garantia de lucro por 30 anos. Além disso, preveem a existência de uma câmara de compensação que permite a retirada de dinheiro do Metrô público e da CPTM pública para colocar nessas empresas privadas”, ressaltou Camila.

VAI TER GREVE DO METRÔ NESTA TERÇA (15)?

Uma assembleia com os funcionários do Metrô de São Paulo começou às 18h de hoje, para decidir a situação sobre uma possível greve da categoria nesta terça-feira (15). Portanto, ainda não foi decidido.

No entanto, caso haja confirmação da greve no metrô, a Justiça do Trabalho deverá obrigar a categoria a manter o seguinte funcionamento:

  • 70% do serviço nos horários de pico, que vai de 6h às 9h e de 16h às 19h;
  • 30% nos outros horários.

A multa ficará estabelecida em R$ 100 mil, que deve ser paga pelo Sindicato dos Metroviários.

Tags

Autor