apagão

APAGÃO HOJE (15/08): PODE TER OUTRO APAGÃO, HOJE, NO BRASIL? Veja estados atingidos pelo apagão e saiba a causa do apagão

O apagão desta terça (15), causou um corte no fornecimento de 16 mil megawatts (MW) de carga na rede de distribuição de energia do país

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 15/08/2023 às 13:21
X

Uma queda de energia foi sentida em todos os estados do Brasil, menos Roraima, afetando milhões de brasileiros na manhã desta terça (15).

Alguns relatos nas redes sociais apontam os impactos no funcionamento de serviços em vários locais do País, como metrôs e hospitais.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou, em nota, que "as causas da ocorrência continuam sendo apuradas".

PODE TER OUTRO APAGÃO HOJE?

Até então, não há indícios que haja risco de um novo apagão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira informou que foi criado uma sala de situação para apurar as causas do incidente.

MOTIVO DO APAGÃO DE HOJE (15/08)

Por volta das 8h31, a falta de energia atingiu diversos brasileiros. Segundo o ONS, em comunicado, aconteceu uma "abertura" da interligação Norte-Sudeste, que causou uma separação elétrica das regiões.

A "abertura" é um jargão utilizado quando uma linha de transmissão sai do sistema elétrico.

O QUE CAUSOU A FALTA DE ENERGIA HOJE (15)

A realidade é que as regiões Norte e Nordeste do país tivessem desconectado das regiões Sul e Sudeste.

Pouco tempo depois da primeira falha, uma ação proposital de interrupção no Sul e no Sudeste foi necessário para "evitar a propagação da ocorrência", podendo ficar mais regiões sem energia.

Essas interrupções causaram um corte no fornecimento de 16 mil megawatts (MW) de carga na rede de distribuição de energia do país.

ESTADOS AFETADOS PELO APAGÃO

Houve registro de falta de energia em todas as regiões, exceto Roraima, que não está integrada no Sistema Interligado Nacional (SIN), de distribuição de energia no Brasil.

A ENERGIA VOLTOU?

O ONS divulgou que até às 12h25, cerca de 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste já foram recompostos.

Ainda nesta segunda nota, a distribuição de energia foi restabelecida completamente nas regiões Sul e Sudeste.

O Ministério de Minas e Energia emitiu um comunicado informando que está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais rápido possível.

Tags

Autor