Imposto de Renda

COMO SABER O VALOR DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023? Saiba como consultar restituição hoje (24)

Restituição do Imposto de Renda 2023 foi divulgada nesta quinta-feira (24)

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 24/08/2023 às 11:07 | Atualizado em 24/08/2023 às 11:09
Notícia
X

A Receita Federal confirmou nesta quinta-feira (24) a liberação de novos valores da Restituição do Imposto de Renda 2023. Trata-se do quarto lote de pagamentos. Ao todo, cerca de 6,1 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderão verificar se o seu nome está no quarto dos cinco lotes de restituição de 2023.

O valor total pago será de R$ 7,5 bilhões a 6.118.310 contribuintes. Do valor total, informou o Fisco, somente R$ 914.419.749,81 (12,2%) se referem a contribuintes com prioridade no reembolso. As informações são da Agência Brasil.

Como saber se tem direito à Restituição do Imposto de Renda 2023?

Para consultar se tem direito à restituição do Imposto de Renda neste quarto lote, o contribuinte pode ir no site da  página da Receita Federal na internet. A partir daí, basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

COMO SABER O VALOR DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023?

O valor da restituição pode ser visto na declaração do Imposto de Renda. Para quem fez sozinho, usando o programa da Receita Federal, bastar abrir o programa e conferir o valor da restituição. Ou então, é possível checar com o contador que fez a sua declaração.

Quando será paga a Restituição do Imposto de Renda?

O pagamento será feito em 31 de agosto, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Tags

Autor