BRICS

NOVOS MEMBROS DO BRICS 2023: Conheça quais países entraram no BRICS e como isso muda o bloco

Anúncio foi feito durante a 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics,na África do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 25/08/2023 às 8:34 | Atualizado em 25/08/2023 às 8:38
Notícia
X

Novos membros do BRICS foram anunciados nesta quinta-feira (24), na finalização da 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, que aconteceu na África do Sul.

O bloco geopolítico é formado atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e foi formado em 2009 com o objetivo de estreitar a relação entre os países, que ganhavam destaque crescente no cenário político e econômico mundial.

Agora, novos países foram convidados a intergrar o bloco, o que pode aumentar o alcance e a influência política e econômica do grupo. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

PAÍSES QUE ENTRARAM NO BRICS

Os países que aceitaram o convite para integrar BRICS são:

  • Argentina
  • Arábia Saudita
  • Egito
  • Emirados Árabes Unidos
  • Etiópia
  • Irã

LULA COMENTA SOBRE OS NOVOS MEMBROS DO BRICS

O presidente Lula usou o Twitter para comentar sobre os novos países do BRICS.

MOEDA COMUM NO BRICS

Na cúpula, também ficou definido que os bancos centrais e ministérios da Fazenda e Economia dos países do Brics vão realizar estudos para viabilizar a criação de uma moeda comum para o bloco.

A moeda será utilizada para a realização de transações entre os países membros no âmbito do comércio internacional.

LULA NA ÁFRICA

O presidente Lula ficou na África do Sul até o fim da cúpula, quinta-feira (24). Nesta sexta-feira (25), o presidente está em Angola para reuniões com lideranças políticas. 

Lula fica no país até o sabádo (26), quando, enfim, segue para São Tomé e Príncipe, seu último destino desta viagem ao continente africano, para participar da Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), no domingo (27).


Tags

Autor